Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada/

Mundial de Marcas Esportivas

31/agosto/2015

Depois de 9 dias de grandes disputas e a oportunidade de ver mais uma vez no topo do pódio feras como Usain Bolt e Mo Farah, o Mundial de Atletismo terminou neste domingo, em Pequim na China.

Uma coisa que eu sempre gosto de analisar nestes eventos é a competição entre as marcas esportivas (veja a análise do Mundial da Rússia, em 2013, aqui). A grande maioria dos atletas é patrocinada por alguma marca que fornece seu material de treino e competição (roupa e calçado) para o dia a dia. Mas em competições como o Mundial ou os Jogos Olímpicos, o atleta tem que usar o uniforme de seu país com a marca do patrocinador da delegação, que não necessariamente é o mesmo que o seu patrocinador. Por isso, é comum ver atletas com um uniforme da Nike e tênis Puma ou de uniforme da Asics e tênis Adidas, por exemplo.

Um caso extremo desse embate entre marcas foi o do corredor americano de 800m Nick Symmonds que acabou cortado da delegação norte-americana por se recusar a assinar o termo que obriga os atletas a vestirem o uniforme da delegação, com uma marca diferente da sua patrocinadora (link aqui).

Analisando o gráfico abaixo, vemos que em número absoluto de atletas, a Nike continua sendo a grande patrocinadora do mundo do atletismo. De fato, no Mundial de Pequim, a Nike vestiu as 7 maiores delegações da competição: Estados Unidos, China, Rússia, Alemanha, Reino Unido, Brasil e Ucrânia, além de outras menores, alcançando um total de 47% dos atletas do evento.

Sem título

Asics, Adidas e Puma vem em seguida, com 12%, 10% e 8% dos atletas, a espanhola Joma, pouco conhecida aqui no Brasil, em 5º lugar, com 6% dos atletas, seguida pela Mizuno com 5% dos atletas. Os demais atletas pertencem a países patrocinados por marcais locais ou de menor porte.

Do último Mundial para cá, a grande novidade foi a troca da Adidas pela Nike na delegação do Reino Unido, que era patrocinado pela Adidas desde 2005. A marca alemã compensou a perda do Reino Unido com o patrocínio ao evento, o que lhe garantiu uma boa exposição no estádio e nos uniformes dos juízes e organizadores do evento.

Agora, vamos ver o quadro de medalhas das marcas esportivas. Com tamanha superioridade no número de atletas, é natural que a Nike ficasse na frente também no quadro de medalhas.

tabela

Mas se olharmos a última coluna, considerando o número de medalhas por atleta, a Puma foi a marca que obteve o melhor retorno. Com uma delegação menor, o aproveitamento de seus atletas foi superior ao das demais marcas, com aproximadamente 13% deles conquistando medalhas. Méritos principalmente da equipe da Jamaica, principal representante da marca.

Semana que vem trago mais alguns números do Mundial, agora analisando o desempenho dos países.

Contatos:

Postado em: Estatísticas, Marcas esportivas, medalhas por Rodrigo Lucchesi às 12:31

3 Respostas para “Mundial de Marcas Esportivas”

  1. Rodrigo,
    Adoro as competições do Atletismo. Não só das distâncias de pista, como também o salto, arremesso, etc. É um prato cheio para se ver na tevê. Conferir o desempenho dos melhores atletas do mundo é fantástico. Vibro a cada novo recorde, seja do atleta, da competição, do mundo. Simplesmente demais!!!!
    abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    —————–
    Com certeza Helena, é um evento viciante, fica até um vazio quando acaba, né? :-)

    Abs
    Rodrigo

  2. […] Rodrigo Lucchesi nos traz estatísticas do ranking de medalhas do mundial de Atletismo tomando como base as marcas esportivas. Domínio incrível da Nike! Levantamento […]

  3. […] Mundial de Marcas Esportivas […]

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Inscrições da Meia-Maratona do Sol chegam ao segundo lote>> LER POST

Blog da CR

"Este ano eu entro no Ranking!" Participe do Desafio CR!>> LER POST

Na Corrida

Detalhes da Maratona de Santiago>> LER POST

Vida Corrida

Primeira Maratona de Diogo Junqueira.>> LER POST

Publicidade

VELOCITA

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados