Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada/

Eu e meus tênis

13/abril/2014

Outro dia, enquanto arrumava meus tênis de corrida no armário, minha mulher passou e disse: “Você é uma Imelda Marcos dos tênis de corrida.”. Não fazia a menor ideia de quem seria essa senhora, daí fui perguntar pro Google que me respondeu de imediato: “Imelda Marcos é a viúva do ex-presidente das Filipinas, Ferdinando Marcos”. E eu com isso? – perguntei novamente. “Ela ficou conhecida  quando a imprensa do país descobriu cerca de três mil pares de sapatos de sua posse na casa dos Marcos. Imelda passava o tempo comprando e gastando fortunas em pares de sapatos que nunca viria a usar.”

Como um cara inteligente que sou, fiz a associação imediatamente. Minha mulher estava afirmando que eu tinha muitos pares de tênis de corrida! Mais do que eu precisaria, mais do que eu conseguiria usar! Que absurdo, disparate! Argumentei que nós corredores somos assim, temos essa tara por tênis (vocês tem também, né?) e de que a maioria dos corredores viciados deveria ter mais ou menos os 19 pares de tênis de corrida que eu tenho (por favor levantem a mão em solidariedade!)

Com certeza existem corredores com 1, 2 ou 3 pares e existem corredores com dezenas (centenas?) de pares. Mesmo tirando da conta quem trabalha no ramo, não tenho dúvidas que existem corredores mais “tarados” que eu. E eles vão me entender. Andando no shopping, sempre rola aquela paquera na vitrine. Tantos modelos, tantas cores… E quando a gente viaja para os Estados Unidos, então, dá vontade de trazer um de cada. A diferença de preço é ridícula!

Tenho tênis minimalista, maximalista, preto, branco, fosforescente, de quase tudo que é marca… Até para diferentes tipos de pisada eu devo ter! A única coisa que todos tem em comum é o tamanho. Minto. Na verdade, tem uns um pouco maiores que comprei porque estavam em mega-hiper-ultra promoção, aí até tamanho errado pode né? Quem nunca comprou um tênis com tamanho errado só porque era lindo e muito barato que atire o primeiro sachê de gel!

E jogar fora um tênis, como é um processo difícil! Por mais que ele esteja velinho, desmontando, sem sola, você lembra dos momentos em que foram felizes juntos, aquele recorde pessoal que você bateu, aquele treino especial… Tenho tênis que não uso há 2 anos mas não consigo jogar fora!

Aí estão eles (na verdade só o pé esquerdo, senão não cabia na foto). Na foto “só” tem 18 porque um ficou na academia. Aliás, descobri que não sei tirar fotos de tênis. Tirei dezenas para esse post e tive que me contentar com a menos pior. Alguém me dá umas dicas?

Contatos:

Postado em: Marcas esportivas, Tênis por Rodrigo Lucchesi às 23:19

10 Respostas para “Eu e meus tênis”

  1. Estou lendo e rindo muito! (risos)

    (…) Tenho tênis minimalista, maximalista, preto, branco, fosforescente, de quase tudo que é marca… Até para diferentes tipos de pisada eu devo ter!(…)
    Rapaz, tu és o sommelier de Tênis! (risos)

    (…)Quem nunca comprou um tênis com tamanho errado só porque era lindo e muito barato que atire o primeiro sachê de gel!(..)
    Só não atiro sachê de gel porque não uso gel mas vamos ver o que eu tenho aqui para te tacar! (risos) Poxa Rodrigo, aí já é demais! (risos)

    (…)Tenho tênis que não uso há 2 anos mas não consigo jogar fora!(…)
    Depois que meus tênis passam da fase do trampo, se não estiverem com furos, passam para a fase casual para ir ao mercado ou algum lugar perto de casa.

    Rodrigo, qual o modelo de tênis da Saucony que está a frente do Kinvara 3, o laranja, e o que está na mesma ala, o preto, depois do Asics preto?

    Não gosta dos tênis da Brooks?

    Parece que você não se simpatiza com a cor branca.

    E passar o cadarço no último furo? O seu pé não fica “sambando” dentro do tênis?

    Não sei se é problema do meu dedo mindinho dos meu pés mas com o tempo, meu tênis vão furando bem no ponto onde se localiza este dedo. E nem preciso de 6~8 meses de uso. Vergonha pura!

    Não sou viciado em tênis mas sim em camiseta para corrida/treino. Tem poucas marcas que eu “tiro o chapéu” para o departamento de design. Pura Arte no vestuário!!!

    ————-

    Olá Hélio!
    Os Sauconys que tenho são Kinvara (1, 2, 3…), com a exceção de um Hattori azul (última fila).
    Nunca tive a oportunidade de comprar Brooks, então não conheço a marca, não tenho opinião formada.
    Tenho um tênis branco, sim, é o que ficou na academia e não saiu na foto!
    Os meus costumam furar no dedão. Daí, quando furam, sim, eu me desfaço deles, tudo tem limite, né?

    Abs
    Rodrigo

  2. Só tenho três. Um Nike e um Adidas pra treino, e o Fila Kenya Racer pra provas. Prefiro usar até o final antes de comprar outro, não gosto de deixar o tênis parado e usar só de vez em quando.

    ————————
    Oi Julio Cesar, obrigado pelo depoimento. Reconheço que 3 é um número mais que suficiente, quem sabe um dia eu chego lá?
    Abs
    Rodrigo

  3. Rodrigo, adorei o post. Só não posso levantar a mão porque possuo 4 pares de tênis e tenho o hábito de me desfazer fácil. hahaha. Mas, me solidarizo com suas compras. Qual corredor não fica curioso para estrear um par novo na corrida. Aqueles que não vão se encaixando na minha corrida, pisada, terreno, eu aloco para academia.
    Sobre a foto, tem que pedir umas dicas para Fernanda Paradizo.hahahaha
    abraço e bom uso dos seus tênis!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem
    —————-
    Helena, boa dica! Vou procurar a Fernanda!
    Abs
    Rodrigo

  4. Rodrigo acho que a tua esposa tem razão: vc é a versão masculina da Imelda Marcos… rssss… Caramba 18 pares?! Doe alguns, assim vc deixará corredores descalços contentes e a tua esposa tb! rssss
    Abraços!!!

    ——————
    É, Ana Maria, acho que vou ter que doar alguns… Mas são 19 e não 18 (lembra que eu falei que um não apareceu na foto? 😉
    Abs
    Rodrigo

  5. Também tenho opinião igual a sua! Sou viciado em tênis!!! :)
    Tenho um blog!tanapista.wordpress.com e o instagram: http://www.instagram.com/tanapista

    ————–
    Opa, finalmente alguém que me entende! Rsrsrss
    Abs
    Rodrigo

  6. Oi Rodrigo!
    Tenho 6. Compartilho o q vc sente. Porem eu compro para tentar achar um q se adapte aos meus pes. Me dei mal sim ao comprar um Prophecy 2. Nao me adaptei. Muito duro. Estou testando agora um kinsey 5. Meu marido essa semana me viu namorando um Noosa 9 e falou: outro tenis nao neh? (Aih eu pensei: eh a minha chance). Naaaooo. Esse aih eu jah tenho. Kkkkkkkk. Pronto. Serah o proximo.
    ———————–
    Oi Elaine, boa estratégia essa hein?
    Também tinha vontade de conhecer o Noosa, depois me diz o que achou!
    Abs
    Rodrigo

  7. Boa noite Rodrigo…. adoro tênis….tenho 9 pares….rsrs
    semana comprei o nossa tri 9 e é melhor do que nossa tri 8… o novo, maid leve e o design lindo.. faço thiathlon e indico da para correr sem meia.
    —————–
    Oi Sara, obrigado pela dica!
    Abs
    Rodrigo

  8. ola estive conversando com grande amigo meu e um velho guerreiro corredor que comentou comigo que toda vez que compra um tênis ela doa o mais velho ,cara sinceramente adorei a ideia,tento fazer de vez quando
    obs isto não e critica(por tem tantos tênis)apenas uma ideia
    abraços
    ————–
    Olá Chadi, obrigado pela ideia, faz todo sentido. Obviamente escrevi o post em tom de auto crítica humorada, reconheço que tenho uma quantidade de tênis desnecessária. Espero reverter isso em breve, ajudando outras pessoas.
    Abs
    Rodrigo

  9. Tenho só 3. 2 usando e outro na caixa para daqui a pouco. Depois de usado, dou logo para caridade.
    Tenho mais um velho que deixo só para trilhas. então resumindo o meu númer são 4: 2 uasnado, 1 para usar no futuro, e outro que não uso nas corridas e sim nas trilhas.
    ———-
    Bom número Alex! Um dia eu chego lá!
    Abs
    Rodrigo

  10. Eu li nos comentários sobre sobre os dedos perfurarem os tênis, eu estou triste porque recentemente nem 3 meses de uso, mas de uso diário em acadêmia o meu Mizuno Frontier esta avariado bem na localização dos dedos polegares. conversando com uma conhecida que trabalha em loja de calçados se disse espantada devido ela achar que o mizuno tem grande durabilidade, agora fico a pensar se não foi descuido meu na hora de lavar, mas também tenho meus polegares arrebitados, estou decepcionada pois faço uso de meia grossa eu faço. :(

    ————-
    Oi Debora,
    Estranho mesmo o tenis rasgar com tão pouco tempo de uso. Pode ser descuido na hora de lavar… Outra hipótese, dependendo de onde você comprou o tênis é desconfiar se o tênis é original ou falsificado. Tem algumas lojas picaretas no Brasil, principalmente na internet. Quando o perco for muito baixo, melhor desconfiar.

    Boa sorte!

    abs
    Rodrigo

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Inscrições da Meia-Maratona do Sol chegam ao segundo lote>> LER POST

Blog da CR

"Este ano eu entro no Ranking!" Participe do Desafio CR!>> LER POST

Na Corrida

Detalhes da Maratona de Santiago>> LER POST

Vida Corrida

Primeira Maratona de Diogo Junqueira.>> LER POST

Publicidade

VELOCITA

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados