Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada/

Entrevista Kalenji

9/fevereiro/2014

Olá, corredores e corredoras!

Essa semana apresento mais uma entrevista exclusiva do Linhas de Chegada com as principais marcas de calçados de corrida. Quem perdeu as anteriores, pode ler a entrevista da New Balance aqui, Mizuno aqui, Adidas aqui e, The North Face aqui.

Desta vez, o Didier Malassine, diretor da Kalenji no Brasil, nos explica a estratégia da marca francesa e conta um pouco dos planos deles para o Brasil.

1) Em linhas gerais, qual a estratégia da Kalenji para o mercado de corrida brasileiro?

R: Nossa estratégia é tornar a prática da corrida acessível à todos os brasileiros. Para isso, nosso desafio é ofecerer produtos na melhor relação custo-benefício, o que significa, preço baixo sem abrir mão da tecnicidade. Isso porque a prática esportiva da corrida deve gerar prazer e para isso precisa ser feita com produtos que ofereçam segurança e conforto ao corredor para dar vontade à ele de praticar mais.

Há 5 anos, os corredores raramente usavam produtos adequados à pratica da corrida, como vestuário respirante, por exemplo. A maioria utilizava uma camiseta de algodão, que aquece o corpo e não deixa a pele respirar. Hoje, este cenário já é diferente. Muitos praticantes já perceberam que usar um tecido respirante, como ao que oferecemos nas camisetas Kalenji, influencia na performance e consequêntemente gera mais prazer. “Find your rhythm, Enjoy your run” – “Encontre o seu ritmo, Curta a sua corrida” é o nosso mote e trabalhamos para oferecer o prazer da prática aos corredores.

2) Existe algum projeto para vender os produtos Kalenji fora das lojas Decathlon?

R: A Kalenji é uma das marcas do grupo Oxylane, do qual a rede Decathlon faz parte. E, por isso, a marca é vendida exclusivamente nas lojas Decathlon e no site www.decathlon.com.br para todo o Brasil.

Possuímos um centro próprio de pesquisa chamado Oxylane Research, que se dedica a estudar o corpo humano em movimento. Este centro é localizada em Lille, na França.

As equipes de desenvolvimento de produto da Kalenji trabalham em conjunto ao Oxylane Research e o resultado deste investimento em pesquisa nos permite desenvolver produtos especializados e controlar toda a cadeia de produção e distribuição para a rede de lojas internacional da Decathlon.

3) Quais os produtos mais vendidos da linha running? Alguma tendência que você perceba no consumidor brasileiro?

R: O consumidor brasileiro é bastante exigente. A equipe internacional da Kalenji inspira-se no Brasil para desenvolver o conceito visual de toda a linha têxtil.

As mulheres, principalmente, são as mais exigentes quando se trata de estilo. Nossa linha de vestuário respirante Mix & Run foi criada especialmente para elas combinarem o prazer do esporte e a precupação com a elegância, própria da mulher brasileira. Mix & Run é um linha que permite mais de 150 combinações entre top, camiseta, shorts, legging e saia, para que cada uma possa criar seu próprio estilo sem abrir mão de ter um produto técnico desenvolvido exclusivamente para corrida.

Uma tendência que vem nos chamando atenção é relacionada ao Trail Running – corrida em trilhas. Podemos começar a perceber que alguns corredores de rua estão aos poucos aderindo também a corrida em trilha. Em resposta a esta demanda, a Kalenji trouxe para o Brasil uma linha de produtos especializada no trail. Um dos produtos da linha, a mochila de hidratação, ganhou o prêmio de equipamento do ano pela revista Go Outside Brasil, no final de 2013.

4) Existe alguma intenção ou previsão de patrocinar algum evento/corrida ou algum atleta no Brasil?

R: Sim, queremos investir no mercado brasileiro através do incentivo à prática e estamos em busca de parceiros.

5) Algum dado que vocês possam divulgar de desempenho da marca no Brasil ou no Mundo?

R: Há 4 anos estamos em um forte crescimento no Brasil e continuamos bastante otimistas pois a marca vem sendo muito bem aceita pelos brasileiros.

6) Algum projeto ou ação em desenvolvimento que você queira/possa divulgar?

R: Realizamos um estudo que mostrou que grande parte dos corredores correm durante as horas em que a luz solar ainda é fraca – início da manhã e/ou início da noite. Em resposta à essa dificuldade será lançada em 2014 a linha Kalenji by Night.

Kalenji by Night é uma linha de vestuário, acessórios e equipamentos compostos por componentes refletores que oferecem segurança e praticidade ao corredor noturno.

Entre eles, a Run Light, uma lanterna que possui um conceito inovador de iluminação para os corredores e que chegará ao Brasil em maio.

Contatos:

rodrigo79@gmail.com

twitter @rdlucchesi

Postado em: Entrevista, Marcas esportivas por Rodrigo Lucchesi às 22:28

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