Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada/

Entrevista Mizuno

22/dezembro/2013

(A partir de hoje e, sempre que possível, pretendo publicar entrevistas com os responsáveis pelas principais marcas de calçado e vestuário de corrida no Brasil. A ideia é expor ao público corredor um pouco sobre a estratégia de marketing de cada empresa.)

Na semana passada, a Mizuno anunciou a criação de um circuito de Meia-Maratonas pelo Brasil (notícia aqui), bem como assumiu o já estabelecido Circuito das Estações, anteriormente patrocinado pela Adidas.

Em entrevista exclusiva ao Blog Linhas de Chegada, o Gerente de Negócios da Mizuno Brasil, Rogério Barenco, nos fala sobre a atuação da empresa e alguns dos planos para o futuro.

1) Em linhas gerais, qual a estratégia da Mizuno para o mercado de corrida brasileiro?

R: A Mizuno é uma das marcas pioneiras no Brasil e se orgulha de ter ajudado a desenvolver a modalidade no país. A Alpargatas, dona de grandes marcas como a Havaianas, tem a licença da marca desde 1996 e ajudou a construir e consolidar a sua forte imagem através de campanhas de marketing vencedoras e patrocínio de atletas e corridas.

A marca é de origem japonesa e uma das suas características é a obstinação pela perfeição. Em corrida e nas outras outras categorias, oferece produtos de alta performance para os consumidores.

A Mizuno é hoje líder em running e entende que é fundamental, através dos seus produtos e ações de marketing, fomentar a prática da modalidade e consolidar a sua liderança.

2) Como funciona a distribuição dos produtos Mizuno? Existe algum projeto de loja própria/conceito?

R: A distribuição dos produtos Mizuno é feita basicamente em lojas multimarca e os produtos podem ser encontrados  nas principais lojas que vendem tênis e artigos esportivos.

Sim, existe o desejo de abrir lojas próprias no futuro.


3) Quais os produtos mais vendidos da linha running? Alguma tendência que você perceba no consumidor?

R: O corredor brasileiro tem uma preferência por tênis com maior amortecimento e tecnologia visível. Mas a venda dos tênis com menos amortecimento e mais leves está crescendo rapidamente. Os consumidores têm preferência por cores chamativas, principalmente nos tênis.


4) A Mizuno já patrocinava um circuito de corridas de 10 milhas e agora realizou a Uphill Marathon, um evento inédito, que gerou reações distintas na comunidade de corrida, com algumas pessoas reclamando pelo fato do evento ser fechado e outras elogiando a iniciativa. Qual era o objetivo da Mizuno com o evento e vocês consideram que este foi alcançado? Quais os planos para 2014 em relação a estes eventos (tanto 10 milhas quanto Uphill)?

R: Mais do que uma prova aberta, a Mizuno Uphill Marathon foi pensada como uma grande ação de marketing onde contaríamos a jornada de 50 “guerreiros” em um desafio inédito no Brasil. Ainda não temos um plano para 2014 mas uma das possibilidades é transformá-la em uma prova do calendário de corridas brasileiro, aberto ao público.

Em 2014, iremos lançar um novo circuito proprietário de meias maratonas em 6 cidades. A nossa expectativa é proporcionar uma grande experiência da marca para os corredores de média e longa distância.

Além disso, iremos patrocinar o Circuito das Estações, que é o maior circuito de corridas do Brasil. Através desse patrocínio, iremos entrar em contato com os corredores que buscam distâncias mais curtas (5k e 10k).


5) Algum número que vocês possam divulgar de desempenho da marca no Brasil ou no Mundo?

R: Somos líderes na categoria Running e o nosso crescimento tem sido muito forte no Brasil. Nos primeiros 9 meses de 2013, as nossas vendas cresceram mais de 40% versus o ano anterior.


Contato: rodrigo79@gmail.com / @rdlucchesi

Postado em: Entrevista, Marcas esportivas por Rodrigo Lucchesi às 23:20

6 Respostas para “Entrevista Mizuno”

  1. Entendo que estes links abaixo tem algo a ver um pouco com estratégia de marketing – tema do post. Um estudo realizado vendo de cima nesta seara das marcas esportivas. Um achado muito interessante!

    Branding e Posicionamento de Marcas Esportivas
    http://www.pensadormercadologico.com.br/blog_arquivos/1839 (parte 1)
    http://www.pensadormercadologico.com.br/blog_arquivos/1857 (parte 2)
    http://www.pensadormercadologico.com.br/blog_arquivos/1920 (parte 3)
    http://www.pensadormercadologico.com.br/blog_arquivos/2020 (parte 4)

    Observação pessoal. Ao nos dirigirmos ao setor de produtos esportivos de qualquer grande Shopping da capital Brasileira, geralmente, existe stand/espaço bem definida de 2 marcas. Nike e Adidas. Ou as 2 ou no mínimo 1 delas.

    Apenas para citar. Ainda não tive a oportunidade de treinar nem de participar de provas com calçados de corrida de nenhuma das 2 marcas citadas na observação pessoal.

    ————–
    Oi Hélio,
    Obrigado por dividir esse material conosco, pela rápida olhada que dei parece mesmo muito interessante! Vou ler com mais calma depois.

    Abs
    Rodrigo

  2. Errata:
    Onde se lê:
    qualquer grande Shopping da capital Brasileira
    Leia-se:
    qualquer grande Shopping nas principais capitais Brasileiras

  3. […] Entrevista Mizuno […]

  4. […] Entrevista Mizuno […]

  5. […] as entrevistas anteriores, você pode ler a da Mizuno aqui, a da New Balance aqui e a da adidas […]

  6. […] de calçados de corrida. Quem perdeu as anteriores, pode ler a entrevista da New Balance aqui, Mizuno aqui, Adidas aqui e, The North Face […]

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