Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada/

Yasso 800

26/agosto/2013

Ah, a beleza da matemática… Como engenheiro, adoro matemática e principalmente quando ela é aplicada às coisas mais importantes da vida como… a corrida!

Sempre que nos inscrevemos em uma Maratona temos uma meta ou expectativa de tempo para terminá-la. Mesmo que o objetivo seja apenas terminar, ficamos imaginando em quanto tempo vamos levar para completar os 42,2 km. Como esse mundo da corrida tem de tudo, o americano Bart Yasso desenvolveu um método que visa dar uma noção de tempo de conclusão da sua próxima maratona. Já ouviram falar do teste chamado “Yasso 800”?

Bart Yasso tem o que alguns podem considerar o melhor emprego do mundo, ele é o Chief Running Officer de uma revista de corrida norte-americana e viaja os Estados Unidos para participar de provas quase todos os fins de semana. Para quem gosta de ler sobre corrida, recomendo seu livro “My Life on The Run”, onde ele conta suas aventuras nas corridas mais inusitadas possíveis.

O método que ele desenvolveu é simples: em um dia de treino de velocidade, você deve correr 10 tiros de 800m, com um trote de 400m de descanso entre eles, garantindo que os 10 tiros tenham a mesma duração, ou muito próxima (não vale dar tudo nos primeiros tiros e depois se arrastar nos seguintes). Ele alega que o tempo que você levar para fazer os 800m em minutos e segundos é o mesmo tempo que você deve levar para fazer a Maratona, em horas e minutos. Ou seja, se você fizer cada um dos tiros em 3m50s, por exemplo, o seu tempo na Maratona deve ser próximo de 3h50m. Bruxaria? Mágica? Como assim? Calma, vamos entender isso.

Yasso recomenda que você faça o teste com os 10 tiros de 800m quando faltarem 4 ou 5 semanas para a Maratona para a qual você está treinando.

Se pararmos para analisar a teoria por trás deste teste, não é nada de outro mundo. Vejamos:

Ou seja: a teoria do Yasso supõe que para fazer uma distância 52,75x maior (ao sair dos 800m e ir para a Maratona), levaremos um tempo 60x maior. O que é bem razoável, nossa velocidade vai ser um pouco menor em uma maratona do que em 10 tiros de 800m.

Obviamente, este método parte do princípio que você já está treinando apropriadamente para uma Maratona, não basta ser um excelente corredor de 800m. Além disso, parte da premissa que outros fatores como temperatura, altimetria, etc, são iguais no treino e na prova.

Bom, eu nunca usei esse método, mas o próprio Yasso afirma que várias pessoas procuraram ele para dizer que funciona. Eu pretendo testar o Yasso 800 quando faltar 1 mês para a Maratona de NY e depois eu conto para vocês se funcionou.

E aí, vocês acham que funciona? Alguém já fez o teste e deu certo?

Boas corridas!

@rdlucchesi / rodrigo79@gmail.com

Postado em: Maratona, Treinamento por Rodrigo Lucchesi às 0:21

6 Respostas para “Yasso 800”

  1. Já fiz o teste e acho que ele “erra” por uns 10 minutos. Pelo Yasso eu faria 2h55′ quando minha realidade é pra 3h05′.
    ——–
    Roberson, bom saber da sua experiência. Quando eu fizer o meu te aviso se deu certo.
    Abs
    Rodrigo Lucchesi

  2. Coindentemente li hoje sobre o Yasso pela primeira vez em um livro. Acho que pra dar certo o corredor tem que estar com os treinos pra maratona totalmente em dia, especialmente os longos, pois é muito mais fácil fazer 10 tiros de 800 do que correr uma maratona
    ———
    Julio, exatamente! Por isso ressaltei no final que não basta o cara ser bom nos 800m, tem que estar treinando sério para a Maratona.
    Abs
    Rodrigo Lucchesi

  3. da mesma forma que o Roberson, relato que também acredito que o Yasso erra por uns 10 minutos.

    em 2011 fiz para 2.45 e meu tempo de maratona em NY foi 2.54!

    valeu pela coluna. Abs!

    ————–
    Opa, estamos começando a enxergar um padrão de desvio no Yasso 800! Obrigado pela contribuição!
    abs

  4. Vou testar também e depois conto como foi.
    Gostei desse método que até então desconhecia.

  5. […] mais feliz do pessoal da APAE de Angelina Garmin lança novos modelos de relógios GPS para corrida Teste Yasso 800 Assista à edição 119 no YouTube: Escute o Por Falar em Corrida PFC 119 – Minha Primeira […]

  6. […] Teste Yasso 800 […]

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Inscrições da Meia-Maratona do Sol chegam ao segundo lote>> LER POST

Blog da CR

"Este ano eu entro no Ranking!" Participe do Desafio CR!>> LER POST

Na Corrida

Detalhes da Maratona de Santiago>> LER POST

Vida Corrida

Primeira Maratona de Diogo Junqueira.>> LER POST

Publicidade

VELOCITA

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados