Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada//

Check-up completo

19/maio/2016

Recentemente, como parte da minha preparação para as 2 Maratonas que vou encarar nos próximos dias (Maratona do Rio dia 29/5 e Maratona de Porto Alegre dia 12/6), fui colocar os exames médicos em dia. Quem corre provas mais longas como Meia, Maratona, ou mesmo ultras, sabe da importância de estar com exames médicos em dia para detectar qualquer sinal de perigo.

Sou cliente de carteirinha da Clinimex (site www.clinimex.com.br) há 5 anos, aqui no Rio de Janeiro. Lá faço uma avaliação completa, com quase 2 horas de duração, chamada Avaliação em Medicina do Exercício. Você se sente um atleta de elite tamanho o profissionalismo e a atenção dispensada pela equipe da clínica durante a avaliação.

A avaliação inclui diversas etapas, entre elas:

– Anamnese detalhada (entrevista sobre histórico de saúde, hábitos, objetivos no esporte)
– Exame clínico (peso, altura, percentual de gordura, pressão, etc)
– Flexiteste: neste teste, desenvolvido pela própria Clinimex, a médica analisa seu grau de flexibilidade em várias articulações do corpo, dá uma nota de 1 a 4 para cada uma e, ao final, sua nota total é comparada com uma ampla base de dados de pessoas da mesma faixa etária e sexo, para você saber como está sua flexibilidade.
– Eletrocardiograma de repouso e eletrocardiograma de esforço
– Teste dos 4 segundos: sentado em cima de uma bicicleta ergométrica, você enche o pulmão de ar, prende a respiração e pedala o mais forte possível durante 4 segundos. Este teste também serve para buscar identificar possíveis arritmias cardíacas que possam indicar alguma contra-indicação para a prática do esporte.
– Por fim, o ponto alto do exame: o famoso teste de esteira, teste de esforço ou teste cardiopulmonar de exercício máximo. A regra é simples: você corre na esteira até não aguentar mais. E eles monitoram seu sistema cardio-respiratório através de eletrodos e um respirador bucal. Mas o sofrimento dura pouco: eles programam a esteira para ir aumentando gradualmente a velocidade, de acordo com seu condicionamento, de forma que em menos de 15 minutos você chega a exaustão completa e o teste termina. No meu caso o teste durou menos de 13 minutos, começou com pace de 6:50/km que foi diminuindo gradualmente, até o pace de 3:16/km (quase um queniano!).

IMG_5483

Quem me atendeu, como sempre, foi a Dra Cláudia Castro. Muito simpática e competente, ela é uma médica que fala de corrida com você como se fosse sua companheira de treinos. É muito bom ser atendido por alguém que fala a nossa língua!

IMG_5113_s

O laudo final da avaliação tem várias páginas com indicadores, resultados de todos testes realizados, diagnósticos e sugestões da equipe médica da clínica. E os médicos que realizam os testes ficam à disposição para responder por e-mail qualquer dúvida pós-exame.

Enfim, agora faltando poucos dias para o meu desafio de 2 Maratonas em 2 semanas, me sinto mais confiante por saber que os exames não deram nada de irregular, pelo contrário, constataram que estou com ótimo condicionamento aeróbico!

Que venham, então, as Maratonas!

Contatos:

Postado em: Maratona, Treinamento por Rodrigo Lucchesi às 15:01
2 comentários »

27/abril/2016

Números da Maratona do Rio

Falta 1 mês para a maior e mais bonita Maratona do Brasil: a Maratona do Rio! Você tem ideia de todo o trabalho que envolve montar uma Maratona? Então dá uma olhada em alguns números da Maratona do Rio.
Leia mais>>>


29/março/2016

Medalhas da Maratona do Rio

Hoje faltam 2 meses para a Maratona do Rio e os treinos por aqui continuam a todo vapor! A exemplo do que fiz para a Maratona de Porto Alegre (veja aqui), montei um mural com as medalhas da Maratona do Rio nos anos anteriores.
Leia mais>>>


21/março/2016

Medalhas da Maratona de Porto Alegre

(Atualização: Foto da Maratona de 2011 incluída!) Faltam pouco menos de 3 meses para a 33ª etapa da Maratona de Porto Alegre.
Leia mais>>>


3/março/2016

Maratona do Rio tem campanha e novo visual

Na semana passada, quando faltavam 100 dias para a Maratona do Rio, foi ao ar o novo site da prova www.
Leia mais>>>


29/janeiro/2016

Marathon Maniacs aí vou eu

Ano novo, novos projetos, novos desafios.
Leia mais>>>


« Mais Antigos

// outros blogs //

Últimas

Maratona do Rio de Janeiro é a atração desta semana>> LER POST

Blog da CR

CR na feira da entrega dos kits da Maratona do Rio>> LER POST

Na Corrida

Rumo a Porto Alegre: a medalha dos 42 km na 33ª edição>> LER POST

Corrida Viva

Paulo Roberto marca 1h 04 na República Tcheca.>> LER POST

Publicidade

FILA

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados