Revista Contra-Relógio

Rodrigo Lucchesi é engenheiro de formação e corredor de coração, esporte que adotou em 2001. Corre pela endorfina e para poder comer chocolate e tomar açaí sem culpa.

// Linhas de Chegada//

Quem tem medo do Dunga?

26/julho/2016

Depois de correr 2 maratonas em 15 dias e conseguir entrar para os maníacos por maratona (leia aqui), meu próximo desafio é encarar o Dunga!

Não, não me refiro ao ex-técnico da seleção brasileira de futebol… E sim ao “Desafio do Dunga” (em inglês Dopey Challenge), evento realizado na Disney em janeiro que é composto de 4 provas em 4 dias seguidos: 5km na 5a feira, 10km na 6a-feira, Meia-Maratona (21,1km) no sábado e, para terminar, uma Maratona (42,2km) no domingo, pra “soltar as pernas”.

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78,3 km em 4 dias… É muito quilômetro…

 

A primeira pergunta que me fiz foi: como vou pagar a inscrição de uma prova tão cara? como vou treinar para essas provas? Não dá para ser um treinamento normal de maratona pois um dos grandes desafios é acostumar o corpo a correr 4 dias seguidos. Eu, por exemplo, já fiz 8 maratonas, mas nunca corri 3 dias seguidos, nem 5 km que fosse. Então, sabia que tinha que mudar o treinamento.

Fui pesquisar na internet e vi que, entre os corredores recreacionais americanos, 2 treinadores são muito famosos e seguidos em larga-escala com seus treinos padronizados. Você pode acessar o método de treinamento do Hal Higdon aqui e o do Jeff Galloway aqui.

São dois métodos bem simples e, me parece, voltados para corredores iniciantes, que aliás nem deveriam estar inscritos em um evento destes, para começo de conversa.  Os americanos têm essa mania de participar de maratonas sem preparo físico adequado, caminhando grande parte do percurso. Mas isso é outra história…

Como não acredito em solução padrão para todos e gosto de montar meus próprios treinos, peguei os dois, entendi a essência e adaptei para o meu volume de treinamento.

Em síntese, vou focar em aumentar a quilometragem, correr mais vezes na semana, e me preocupar menos com velocidade. Em algumas semanas o treinamento simula os 4 dias de corrida consecutivos, chegando ao treino máximo de 4, 8, 16 e 32km em 4 dias, um mês antes da prova. Praticamente um mini-Dunga para o corpo entender a brincadeira e ir se preparando.

Se vai dar certo? Dia 8 de janeiro de 2017 eu conto para vocês!

E aí? Vai encarar o Dunga?

Contatos:

Postado em: Estilo de Vida, Maratona, Treinamento, Uncategorized por Rodrigo Lucchesi às 16:53
3 comentários »

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