Revista Contra-Relógio

Yara Achôa é jornalista, mãe e corredora. E depois de sua maratona sub-4, vem se achando a tal! Ama correr no asfalto, mas também adora uma aventura na montanha.

// Eu corro porque…/

… tive de optar por uma…

4/agosto/2011

Quem iria imaginar um tempo atrás que, em pleno inverno brasileiro, em um final de semana do frio e cinzento mês de agosto, fôssemos enfrentar um “congestionamento” de corridas.

E três boas corridas! No próximo final de semana acontecem três grandes eventos.

No sábado, 6, em Bombinhas, Santa Catarina, será realizada a terceira edição da K42 Adventure Marathon. Em uma das regiões mais bonitas do país, a prova entre trilhas, morros e praias caiu no gosto de quem curte uma aventura e tem como filosofia de corrida “quanto pior, melhor!” Dá para fazer os 42K sozinho ou em dupla e ainda há opção para iniciantes, com percurso de 12K.

Experimentei essa adrenalina no ano passado (em 2010 a prova foi realizada no mês de maio), na categoria dupla mista. E digo que foram os 21K mais insanos, difíceis e maravilhosos de todos os tempos.

Bombinhas

No domingo, 7, no Espírito Santo, com largada na Praia de Camburi, em Vitória, e chegada na Fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha, acontece a 10 Milhas Garoto. Em sua 22ª edição, é um dos maiores eventos da região e uma importante prova da categoria, que já acumula mais de 68 mil participantes ao longo desses anos. Atletas de elite nacionais e estrangeiros – como nosso melhor fundista, Marilson Gomes dos Santos – costumam agitar a competição.

10 Milhas Garoto

Também estive por lá no ano no passado e adorei o lindo percurso de 16,090 km, com direito a um trecho de subida de dois quilômetros na Terceira Ponte, cartão postal da cidade. E que visual: o mar verdinho, o Convento da Penha no alto do morro, a cidade linda. Entrou para minha lista de favoritas.

E finalmente em São Paulo, também no domingo, 7, acontece a terceira etapa do Circuito Golden Four Asics. São meias maratonas intituladas como “puras”, ou seja, planas, com percursos voltados para a performance. A etapa inaugural aconteceu no Rio, em junho, e causou alvoroço entre os atletas, encantados com o padrão internacional criado pela organização. E a história se repetiu em BH, em julho. A quarta etapa será realizada em novembro, em Brasília.

O que a G4 tem de diferente? Largada às sete da manhã, postos de hidratação com água e isotônico a cada 3K, premiação para atletas de elite e medalha diferenciada (folheada a ouro) para os 100 primeiros colocados (os outros cinco mil participantes também levam medalhas bacanas, fique tranquilo).

No dia anterior, na retirada do kit do atleta, ainda acontece a Expo, um espécie de “parque de diversões para corredores”, com palestras com treinadores, fisiologistas, ortopedistas, nutricionistas, mesa redonda com atletas, massagens e avaliações físicas, além de um buffet de massas para que garantir uma dose extra de carboidrato para o desafio do dia seguinte.

Eu queria participar das três. No ano passado, havia prometido voltar para fazer solo a K42, bem como correr novamente as 10 Milhas. Só não imaginava que seria tudo ao mesmo tempo agora. E ainda me aparece essa tentadora meia maratona.

Fui convidada para Bombinhas e para as 10 Milhas, mas acabei decidindo pela novidade. Vou experimentar os 21K da G4 em São Paulo, com largada na Ponte Estaiada, uma esticadinha lá pelos lados da USP e chegada no Jockey Club.

E estou ansiosa pela prova.

Retomei seriamente meus treinos na semana passada, então não sei como será meu desempenho. Só sei estou louca de vontade de correr.

É bom estar de volta.

Postado em: Atualidade, Planos, Prova por Yara Achôa às 19:51

5 Respostas para “… tive de optar por uma…”

  1. Tambem tive de optar.Havia feito inscriçao nas bombinhas e queria ir no Garoto pois havia lido suas reportagens,muito boas por sinal.Fiquei doida quando estes e mais o Asics eram no mesmo dia.Daih optei pelo golden four por que apesar do meu filhao ja ter 27 anos,sempre no aniversario dele gosto de estar perto.
    Este povo de corrida tinha que sentar numa mesa redonda e organizar os FDS,pra gente ir em todas!!!!!

  2. Também fiquei dividido entre três provas e também acabei ficando com a G4. Plano “Meu clone, minha vida”, já! 😉

  3. No seu caso acho que faria a mesma escolha. Espero que tenha feito uma boa prova

  4. É bom te ver de volta! E te ler novamente!
    Espero que tenha aproveitado muito a prova!

  5. Oi, Yara! Como foi a prova? Perdi esta! Rs. Fui pra outra festa! Bjs e bons treinos!

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Inscrições da Meia-Maratona do Sol chegam ao segundo lote>> LER POST

Blog da CR

"Este ano eu entro no Ranking!" Participe do Desafio CR!>> LER POST

Na Corrida

Detalhes da Maratona de Santiago>> LER POST

Linhas de Chegada

Treino para Maratona gera RP nos 10km>> LER POST

Vida Corrida

Primeira Maratona de Diogo Junqueira.>> LER POST

Publicidade

VELOCITA

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados