Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva/

34ª ” Volta ao Cristo” em Poços de Caldas. Preparados ?

30/janeiro/2016

Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (000) 400

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já é tradição reservar o último domingo de janeiro para viajar à cidade de Poços de Caldas/MG que já se prepara para receber mais de 1500 inscritos, corredores que vão estrear ou mesmo retornar para encarar o que julgam ser o primeiro desafio do ano.

Paixão a primeira Vista.  A minha primeira participação foi em janeiro de 2000 e desde então venho acompanhando essa corrida há 17 anos consecutiva e digo que o crescimento é notório a cada ano. Fato comprovado por quem organiza. José Eduardo Cassarro, da Secretaria Municipal de Esportes no próximo ano já disponibilizarão mais 500 inscrições tal o crescimento dos pedidos e procura. “Agora estamos com a segunda edição da Voltinha, que já é mais uma atração para os pais que correm e também as crianças que tem uma oportunidade de iniciarem no esporte.” Observou Cassarro.

Volta ao Cristo – Né Papai ?!
Hoje pela manhã após um treinamento no Parque do Ibirapuera um corredor que estava aquecendo me perguntou sobre a “Volta ao Cristo” de Poços de Caldas. Ao lado estava a filhinha de sete anos que no ouvia os comentários entre eu e o pai dela soltou essa:  É essa corrida que o Srº vai ganhar né Papai?!  E brincando ele respondeu… “Não estou treinando nem para completar, mas, será para o ano que vem, porque não consegui me inscrever a tempo e nem treinar a contento!” .  Foi um acontecimento interessante, porque essa corrida vem atraindo muita gente pelo desafio de subir o Morro de São Domingos até o cruzeiro, uma subida de 4,5km sem refresco, subida de verdade! O que fez dessa prova de 16km uma das corridas brasileiras mais tradicionais fora do eixo Rio/São Paulo. Essa já será a 34ª edição de uma corrida que está no estado de Minas Gerais,  tradicional e pioneira nas montanhas, até porque essa onda das atuais “Corridas de Montanha” são caçulinhas perto do Desafio ao Cristo que já soma 34 anos, num percurso misto de montanha sobe e desce 7,5 e corrida de rua plana – Outro detalhe que faz muitos corredores retornarem é toda a infra estrutura turística uma órbita convidativa. “A cidade se prepara e recebe os corredores, que se encantam com as atrações turísticas da cidade e lógico em vencer o desafio, todos que experimentam nunca esquecem e a grande maioria retorna.” Observou o blogueiro Antonio Colucci.

Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (38) 400Treinos específicos
Desde os primeiros dias do ano, logo após a São Silvestres várias assessorias esportivas, agremiações e grupos de corredores se prepararam para esse que consideram um desafio especial – a “XXXIV Volta ao Cristo” em Poços de Caldas. Nos domingos e sábados de Janeiro o Pico do Jaraguá que tem uma subida de 5 kms é palco para extenuantes treinamentos de sobe e desce. “Essa prova de 16km com subidas é um motivo para que os corredores dêem continuidade aos treinamentos pós-São Silvestre. E uma oportunidade para um trabalho de base já no primeiro mês do ano!” Observou o Técnico da Assessoria Esportiva Corre Brasil, professor Augusto Fernandes, que fretou um ônibus e treinou 40 de seus atletas que estão preparados e na “vibe” de encarar o desafio da subida até o Cruzeiro lá em Poços de Caldas.

Jovem aos 41
Um corredor que esbanja vitalidade é o jovem James Yumia, que com seus 41 anos engana muita gente, pois, não aparenta mais de 30 anos. “A Volta ao Cristo é para mim uma das corridas de rua mais desafiadoras em termos de resistência na subida e muita cautela na descida! Como estréia, não esperava fazer essa prova num tempo “x”,mas sim completar a prova sem parar para caminhar! E o que mais me agrada e me motiva a não parar na temida subida, são os participante que passam ao lado dizendo: “Força garoto, não para não!”…rs Muitos ainda acham q sou jovem! Comecei a participar de provas de corridas de rua em novembro de 2011 e de lá prá cá nunca mais parei.”  James, disse ler todos os anos o meu relato na Revista Contra Relógio sobre a prova e que seguiu alguns de meus conselhos: “ Procurei não sair muito forte na largada e no momento mais crítico na subida, trotar nas pontas dos pés! A sua dica me ajudou muito! AH outro detalhe importante é a organização da prova que sempre é boa para um percurso foi bastante desafiador!”
Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (25) 400MetalRunner 
E é pelo desafio que retorna novamente a Poços de Caldas o Analista financeiro da Embratel, Beto Souza – o Metal Runner “A Corre Brasil nos estimula a participar, e gosto da prova porque são 16km de uma altimetria única e com terrenos diferentes, asfalto, terra, paralelepípedo e um visual de tirar o fôlego. A idéia é sempre reviver as emoções e o clima dessa cidade que pela simpatia já é razão para retornar, e para o corredor nada melhor do que uma corrida numa cidade dessas!”
Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (17) 400

Correr é Saúde
Everaldo Eufrásio é dirigente da Associação Atlética “Correr é Saúde” de Carapicuíba – O maratonista veterano Eufrásio há uns quatro anos ficou afastado das provas com medo de uma hérnia, criou coragem, e em 2015 fez a cirurgia. “Eu tinha medo, e após insistência dos amigos da corrida resolvi fazer a cirurgia e em agradecimento irei encarar o desafio da subida e chegar lá no alto por ter sido sucesso.”

Everaldo está acompanhando seu grupo em várias corridas e prometeu que estaria em 2016 para correr lá em Poços de Caldas, ele ressaltou: “Esse desafio a  Corrida Volta ao Cristo , na Cidade de Poços de Caldas ,  é sempre relembrada por você Vicent Sobrinho e por isso nossa equipe Correr é Saúde estava treinando no Pico do Jaraguá.”
Essa é a segunda vez que a Correr é Saúde leva uma equipe para o desafio. “Nos motiva a receptividade da Cidade Poços de Caldas  e a ótima organização do  A Associação Atlética Correr é Saúde – Carapicuíba , irá com uma delegação de 24 atletas 16 homens e oito mulheres.
Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (23) 400
Corrida de Casal
A professora Isabel Ferreira que além de fazer fortalecimento muscular (musculação) foi treinar no pico do Jaraguá para ganhar força e resistência. “ Vim treinar aqui no Pico do Jaraguá por ter a distância da  subida semelhante a da Volta ao Cristo. Em 2015 foi a minha primeira participação na prova ao Cristo e me senti bem animada, para encarar outras provas como a maratona. “Por ser um percurso difícil, me sinto confiante para outras provas.”  Isabel diz alegrar a alma nessa corrida:  “ A passagem pelo Cristo é um ato de coragem e esperança para dias melhores. “É um sacrifício recompensador que traz alegria e perseverança.”  O treinador de Isabel é o próprio namorado, Fábio Souza Silva. “ Corri esse desfio  em 2010, 2014 e farei em 2016. Acredito que treinar no pico do Jaraguá é importante para fazer uma análise de como está a força e resistência. Assim, planejou minhas próximas metas. A passagem  pelo Cristo é uma superação e tenho a sensação de dever cumprido.” Ah.. Fábio ainda ressaltou:  “Correr com a namorada reforça nossos lanços de respeito, união e compreensão. É uma alegria esperar ela na chegada sorridente e sem lesões. Enfim, ela é o amor da minha vida e quero ela sempre bem!”
Essas são algumas das histórias que irão se desenvolver nos próximos 16km lá no domingo. E que venha o Desafio Volta ao Cristo !

Postado em: Atualidades, Crônica, Depoimento, Eu estava lá!, Eventos_Corrida, Historia da corrida de rua, Superação por Vicent Sobrinho às 1:50

Uma resposta para “34ª ” Volta ao Cristo” em Poços de Caldas. Preparados ?”

  1. Parabéns Vicent Sobrinho pela Matéria, realmente fato comprovado em suas minúcias. Pela segunda vez depois de uma estreia na 33ª edição, desta vez com o objetivo de “correr” a prova toda inclusive aquela “subidinha”. Desejo uma ótima viagem a linda Cidade de Poços de Caldas e uma ótima prova. Abraço e até!!!

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Mulheres Maravilhas invadem o Vale do Anhangabaú em São Paulo>> LER POST

Blog da CR

Vamos a Medellín? Pacote de três dias para assinantes da CR com a EC Tavares>> LER POST

Na Corrida

O marketing da Nike, o feito de Kipchoge e a expectativa para o mundo real>> LER POST

Linhas de Chegada

Muita transpiração, pouca inspiração>> LER POST

Vida Corrida

Polir para render mais>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados