Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva/

Corrida e Caminhada GRAACC e a volta de Bergara

9/maio/2013


“Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil”
Esse é o slogan do  GRAACCGrupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer que em parceria com a CORPORE BRASIL realizarão a 13ª Corrida e Caminhada COMEXPORT GRAACC, no próximo domingo, 12 de maio. A largada acontecerá as 8:00 horas em frente ao estacionamento da Assembléia Legislativa de São Paulo na Av. Pedro Álvares Cabral – no Parque do Ibirapuera.

A prova já se tornou tradicional
Com o objetivo divulgar os sinais e sintomas do câncer infantil a Corrida e Caminhada COMEXPORT GRAACC tem atraído participantes de São Paulo e de outros estados brasileiros, toda a arrecadação com as inscrições serão revertidas para o GRAACC entidade sem fins lucrativos que garante a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura, com qualidade de vida.  A combinação: ação social, qualidade e organização – certamente são os  fatores que tornaram essa prova tradicional, tanto que já está inserida no calendário esportivo da prefeitura da cidade de São Paulo. Outra constatação é a perfeita organização da CORPORE BRASIL que tem sido a responsável pela prova nos últimos anos. Outro detalhe é que mesmo acontecendo no dia das mães, todas as inscrições tem se esgotado com antecedência. Na caminhada são esperados 2500 e 5500 na corrida de 10k. Analisando como corredor e jornalista o aumento das inúmeras provas nas cidades brasileiras tenho escolhido com muito mais critério, e uma das razões que realmente me atraem são as provas que contribuem com as causas sociais. Dessa forma participei várias edições da GRAACC e afirmo que a razão do sucesso desse evento é a nobre causa social que a corrida divulga e defende, nos Estados Unidos corridas com cunho social são muito comuns.  Saiba como foi a corrida GRAACC no ano passado:

http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/corrida-viva/2012/05/06/12%C2%AA-graac-correr-por-uma-otima-causa/

Uma dupla e justa homenagem!
Os organizadores da 13ª Corrida e Caminhada COMEXPORT GRAACC e CORPORE farão um digno reconhecimento a um dos mais importantes atletas da história das corridas de pista, mas principalmente um ícone das corridas de rua do Brasil.


O homenageado será Edson Bergara que em 1981 obteve o recorde brasileiro de maratona.
Mas, o que mais emociona é a feliz coincidência que eu presenciei e divido com todos agora. É que essa será uma homenagem de mão dupla, ou seja, tanto dos organizadores do evento quanto do próprio corredor Edson Bergara. Isso porque GRAACC/CORPORE e Bergara são na verdade “personagens” que tem como pano de fundo a corrida de rua e a luta contra o câncer. Juntos irão escrever no próximo domingo mais uma bonita página, carregada de sentimentos e muita história pois, estarão unidos pela mesma causa e exemplo – Vencer o Câncer – o tema da corrida. Para entender melhor o valor de Edson Bergara, ele foi um dos primeiros atletas a vestir a camiseta da equipe CORPORE em 1982, que tinha entre outros atletas os olímpicos  Joaquim Cruz e Zequinha Barbosa. Bergara também foi o vencedor da 1ª corrida oficial de 10k da Corpore juntamente com Eliane Reinart em 1982, realizada na USP.

BERGARA e 13ª GRAAC – Dois destinos uma causa! Vencer o Câncer!

Para quem não conheceu Edson Bergara, saiba que esse ícone foi um dos maiores corredores de rua do Brasil, acumulou em sua história de mais de 35 anos de corrida aproximadamente 2000 vitórias.  Bergara foi um dos pioneiros na modalidade MARATONA no Brasil.E foi o primeiro maratonista brasileiro a compor a largada numa elite internacional  em novembro de 1980, quando foi convidado após ser o segundo geral e primeiro brasileiro na Maratona Internacional Atlântica Boavista do Rio de Janeiro vencida pelo americano Greg Meyer. Por ter sido o melhor brasileiro, foi convidado a elite na maratona de Honolulu, no Hawaí. “Essa foi a  minha primeira maratona no exterior; choveu muito num percurso cansativo de ida e volta, era em milhas e eu não estava acostumado com a marcação.   Fiquei contente, pois venci o recordista olímpico Frank Shorter, que foi o quarto colocado”. Essa prova consagrou Bergara, pois conquistou o recorde brasileiro, com 2h19m23s. Depois correu em Boston, Nova York, Frankfourt entre outras. Na época chegou a correr 10 maratonas em 16 meses.

Atualmente Edson Bergara, próximo de seus 60 anos, continua demonstrando porque é um vitorioso de corpo e alma. Ele conta que como um verdadeiro maratonista vem superando-se a cada dia na dura luta contra o câncer e está vencendo. Passou por duas delicadas cirurgias, extraiu dois tumores alojados bem próximos aos rins e bexiga, e escapou de viver com aparelho de colostomia. Superado aquele difícil  momento, quatro meses depois teve que passar por outra intervenção cirúrgica no aparelho estomacal. Após múltiplas consultas a especialistas e inúmeras quimioterapias. Bergara há oito meses teve que extrair o dedão do pé esquerdo e agora diz que se sente melhor e resolveu retornar ao ambiente das corridas de rua.

Bergara – Volta ao clima positivo das corridas !

Quero ressaltar que foi o próprio Edson Bergara que me ligou há dez dias e contou que não haveria estímulo melhor que poder participar da 13ª Corrida e Caminhada  GRAACC – Corrida e Caminhada combatendo e vencendo o Câncer Infantil organizada pela CORPORE. E que esse seria o seu retorno oficial após uma longa batalha.

Há um ano com 20 quilos a menos após a cirurgia para retirada de tumores cancerígenos próximos a bexiga.

“Essa batalha, de luta diária contra o Câncer, me fez sentir a necessidade e a importância de homenagear a todos que lá estarão, as crianças e adultos, todos que nos ajudam a acreditar que podemos vencer essa luta. Para conquistarmos essa vitória temos que confiar nas pessoas, familiares, médicos, enfermeiros, enfim todos nos seguram a mão se tornam amigos próximos. Eu sinto na pele o quanto é fundamental a união de forças para superarmos os duros momentos desse tratamento, e sei o quanto deve ser muito mais difícil para as crianças.

Por isso estarei na 13ª GRAAC , largarei  junto aos corredores e participantes da caminhada  e me sentirei muito melhor e renovado para estrear em meu retorno ao clima positivo das corridas. Como devem se sentir todos os simpatizantes por essa causa.

“Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil”

Por estar se reabilitando Bergara concluiu: “Começarei como todo iniciante em corridas. Caminhando!  Até porque estou reaprendendo a das passadas rápidas. Mesmo com a falta do dedão que é importante para o equilíbrio, sei que conseguirei completar os primeiros 3k de caminhada.” Observou Edson .

Corridas de Rua.  Seu habitat natural.
Na quinta-feira, dia 09,  acompanhei Edson Bergara em seu tratamento no Hospital do Câncer. Fui também para entrevistá-lo e  saber da médica que acompanha desde o início do tratamento sobre a possibilidade de sua participação na caminhada de 3k. Após ter o consentimento e sairmos da sala em sua gigante simplicidade Bergara me arrancou lágrimas ao me dizer que se sente muito bem e recuperado e quis me agradecer:
“ Vicent Sobrinho você apareceu na minha vida no momento exato, quando me entrevistou no fim de 2010 para a revista, isso foi alguns meses antes de detectar o câncer, naquele momento eu que estava mais de 15 anos afastado das corridas. Foi a sua entrevista que me trouxe de volta ao mundo das corridas que foi minha vida. Isso me ajudou muito a ser forte para o que viria pela frente que foi a “dura batalha” e que ainda é essa luta contra o câncer. Obrigado Amigo!”.

Entrevista logo após a consulta.

Eu, que quando menino tive,  e ainda tenho Edson Bergara como ídolo é que agradeço a atenção de todos os leitores e corredores que sabem que a corrida nos faz fortes não só no corpo mas, principalmente na alma.

Edson Bergara terá o nº 22213

Saiba mais e conheça:

Bergara o Audaz –  :HTTP://REVISTACONTRARELOGIO.COM.BR/MATERIA/EDSON-BERGARA-O-AUDAZ/

Superando o Cancêr: http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/corrida-viva/2012/03/01/edson-bergara-uma-maratona-para-o-audaz/


Conheça de perto o abrangente trabalho realizado pelo GRAACC agende uma visita monitorada através do telefone 5908-9100.

Visite: https://www.graacc.org.br/o-graacc.aspx

Postado em: Atualidades, Eu estava lá!, Eventos_Corrida, Historia da corrida de rua, Maratona, Personagens, Superação por Vicent Sobrinho às 22:34

14 Respostas para “Corrida e Caminhada GRAACC e a volta de Bergara”

  1. Sensacional!
    Força Bergara!
    Parabéns Vic
    Abraço
    Colucci

    Para mim o que importa é o sorriso de :) Bergara. Essa sempre foi sua marca registrada!
    O audaz. Um campeão das corridas… um campeão da vida !

  2. Lindo texto que arranca lagrimas.
    Historias emocionantes que nos fazem valorizar os ídolos do passado, heróis no presente.
    #forcabergara

    :) Obrigado Abreu. O que nos alivia é ver o retorno do Campeão… com o seu tradicional SORRISO ! Isso não tem preço… esse é o real sabor que a corrida nos proporciona!

  3. Grande Vicent! Grande Bergara!
    Ótima notícia para começar o dia.
    Infelizmente este ano não estarei presente, mas desejo tudo de bom e uma matéria na CR de Junho.
    Abraços e até a Ponte,
    Alex.

  4. Esse é “monstro” Vicent! Show de matéria!!

    Monstou …. rsss :) Sou nada amigo Roehniss. Ainda estou aprendendo com os exemplos Vivos que conheço….Você é um que admiro.
    Quando a matéria sobre o Bergara. Sei que é importante, a escrevi para sempre lembramos que nada nasceu ao acaso… temos que respeitar quem pavimentou os caminhos por onde seguimos… Na História da Corrida de Rua Edson Bergara é um desses que não podem ser esquecidos.
    :) obrigado!

  5. Uma grande história de um grande corredor!
    O dia 12 de maio será uma data que trará muitas alegrias a todos e principalmente ao Bergara!
    Fico feliz de também estar lá e poder presenciar a tudo isso.
    Parabéns Vicent pelo texto!
    :) Dani.. nos encontre lá! Uma foto contigo seria muito bem vinda.
    abçs

  6. Vicent, fiquei emocionado com a matéria! Cara você é show. Fico muito honrado em ter a sua amizade. Parabéns por tratar tão bem esse nosso amigo/ídolo que é o Bergara.
    Vida longa a ti a ao seu trabalho que respeita e valoriza a história do nosso esporte.
    abraço

    Luís Eduardo Rocha

    :) Meu Guru…. Luis Eduardo… eu é que tenho que agradecer a honra de sua visita e reconhecimento. Prometo continuar… minha sina é preservar o que há de melhor na Corrida de Rua… a história de pessoas. Obrigado!

  7. Parabéns pela matéria Vicent.
    Força Bergara!
    Estarei lá prestigiando a vocês…
    Abraços.
    :) Olá Regis.
    Obrigado… te esperaremos!

  8. Vicent eu te admiro muito como pessoa, pelo espirito de bondade que vc tem, fazendo do Bergara, um homem mais confiante e querendo até voltar a correr.Parabéns pela sua motivação, gosto muito de vc e do nosso querido amigo Bergara, com essa participação da corrida e caminhada que vcs vão realizar. Será muito bom para ele também. Um abração
    :) Obrigado Guarani. Ele sempre fala de ti!
    abç

  9. Que Maravilha,é isso mesmo Bergara. tenho certeza que será um evento perfeito para homenagiar voce por todas conquistas de sua historia e pela luta do presente. Estarei lá

    Gayber Silveira

    :) Legal Chef Silveira… Obrigado!

  10. Recem li este bonito artigo ….que triste que não o vi antes, tivesse feito o possível de dar um abraço a esse CAMPEÃO DAS CORRIDAS E DA VIDA. Corri descalço mesmo com o pé machucado, sei que ia me inspirar ainda mais depois de conhecer essa história tão linda e pouco triste ao mesmo tempo……FORÇA EDSON BERGARA, você não viveu a toa…….Agradeço se vem meu facebook: Carlos Rico San Martin Abraços ao Vincent Sobrinho……OUTRO CAMPEÃO.

    :) Muito obrigado pela visita e o incentivo meu novo amigo Carlos Rico San Martin.

  11. Caro Vicent Sobrinho, ao ler a matéria sobre o grande campeão Edson Bergara fiquei muito emocionado.Eu conheci o Bergara na 2ª Mini Maratona da Independencia em 1979. Na mesma época conheci você também, um menino ainda de 14 anos.Por isso faço votos de muitas vitórias nessa vida para ele e para você um desejo de muita vitalidade e saúde porque você mostra o seu lado humano e companheiro a todos.
    Por isso: 1000 parabéns!

    :)
    Olá amigo José Bezerra. Quero muito agradecê-lo pela honrosa visita e mais… quero em breve correr contigo dia desses. Querido e contemporâneo amigo!

  12. Parabéns Vincent, reportagem show. Participei da corrida domingo, como faço questão de fazê-lo a cada ano. Nela ganhei minha 100ª medalha de participação. O Bergara foi realmente um corredor fantástico lembro-me muito bem dele e esta homenagem foi realmente merecida. Abraços.

    :) Muito obrigado caro amigo Eduardo Rosseto. Parabéns pela 100ª medalha – Um super feito.

    … e obrigado pela visita em nosso blog – Corrida Viva

  13. É ISTO AI BERGARA, FORÇA…VC É MUITO VALENTE…É NOIS CARAPICUIBA INDO PARA AS CABEÇAS…

  14. […] Corrida e Caminhada GRAACC e a volta de Bergara […]

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Abertas as inscrições para a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu>> LER POST

Blog da CR

CR na feira da entrega dos kits da Maratona do Rio>> LER POST

Na Corrida

Rumo a Porto Alegre: Qual o tamanho do seu sonho?>> LER POST

Linhas de Chegada

Check-up completo>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados