Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva/

Bergara prova porque é o AUDAZ !

6/março/2012

Um sorriso que nos diz muito!

E, é essa a imagem, seja de uma criança, adulto, idoso, homem ou mulher…

Falo aqui do sorriso que muitas vezes temos em foto numa fotografia da carteira. E a carregamos por todo lado, não é mesmo?! Porque? Claro é pelo amor, pela lembrança de coisas boas, que continuem na lembrança resgatando a cada milissegundo daquela ação impressa no papel para nos alimentar o espírito com muita energia positiva, energia vital que nos faz acreditar e nos alimenta com a esperança.

Foi sentimento igual o que senti ontem após deixar o hospital onde está internado há mais de 15 dias um dos melhores e maiores corredores de rua do Brasil, o atleta e maratonista – Edson Bergara.

A marca do sorriso profundo é natural de Edson Bergara, mesmo em nossa despedida na noite anterior a delicada cirurgia, ele tentou e se esforçou para esconder o medo que passava naquele momento. As notícias não eram nada boas, o corpo médico havia alertado da gravidade de seu problema, após a biópsia as esperanças eram mínimas, Bergara sabia que tinha uma grande porcentagem de perder a bexiga e viver com um equipamento para extrair sua urina e isso era sem dúvidas um fato limitador, principalmente para quem foi tão ativo como esse grande corredor. Com os olhos carregados deixei-o no hospital, estava chegando o momento da cirurgia, seria as 8 horas da manhã. Bergara tentou no olhar disparar o grito de socorro,  o grande campeão sucumbia a triste realidade que nunca imaginava. Mas, disse a ele, a esperança está nas mãos desses médicos e nas orações que todos os corredores e amigos estão realizando. A cirurgia foi delicada e demorada, durou mais de seis horas, Edson deveria agora seguir na UTI para observação por três ou quatro dias, mas, um sensação boa estava por vir, logo pela tarde parentes dele me ligaram e disseram que a cirurgia foi um sucesso e que os médicos conseguiram realizar um trabalho de excelência.

BERGARA mais uma vez o AUDAZ !

O grande corredor das ruas estava muito feliz, foi assim que reencontrei-o ontem no fim da noite, a maior surpresa, o AUDAZ, ouvi dele ontem: “Vicente essa foi sem dúvidas minha maior vitória!”

Bergara, contou-me que sentiu o maior medo do mundo. “Na noite anterior da cirurgia o médico disse-me que havia um grande risco de extrair a bexiga pois, o tumor canceroso que se instalava numa parte do intestino e encostava na bexiga, e que o médico só poderia ter a certeza da não extração após um minuciosa observação de toda região e da bexiga e do intestino  e depois tomar a decisão”.

O Audaz, contou que não conseguiu dormir naquela noite, e que mesmo no momento que estava sendo anestesiado estava com medo. Mas, acreditava piamente nos desejos e esperanças depositados pelos amigos e corredores que já sabiam do fato.

A melhor das chegadas!

O grande maratonista passou essa última semana escondendo o que quase nunca sentiu, o AUDAZ estava com medo, e para não preocupar ninguém me revelou ontem que agora o medo já ficou em último lugar na corrida da vida. A surpresa boa é que Edson Bergara, pelas próprias palavras do corpo médico está surpreendendo em sua recuperação, e isso por ter sido atleta. Essa foi sem dúvidas a constatação dos médicos. Os fatos comprovam, após tal cirurgia são necessários de 3 a 4 dias de observação na UTI. Edson saiu de lá no segundo dia, tal ótima condição de recuperação. Ele já está em quarto e recebeu muita gente, o que lhe alegrou e deu mais força para acreditar que irá realizar seu mais novo sonho…. voltar a Correr !

Ao deixar o Edson Bergara – o Audaz – Ele realmente, como na época das corridas, me surpreendeu novamente. Explicando melhor, no dia de sua cirurgia na última sexta-feira 02 de março, tanto eu quanto os seus parentes e amigos próximos estávamos apreensivos. O AUDAZ deu a volta por cima, mas, concorda que a grande força veio das orações e da alegria de ter notado que não esqueceram dele, e fez questão de que postasse a foto em agradecimento.

Após, retirar os tumores Edson agora está em observação e recuperação, perdeu ao todo 12 quilos e teve 22 pontos na barriga. O Audaz está sorrindo e contente, pois, sabe que logo após a sua recuperação nada lhe impedirá de fazer o que sempre gostou. VOLTAR A CORRER … e finalizou:

“Eu não vejo a hora de dar uma corridinha com meus amigos e também os novos que fiz ao receber tanta mensagem positiva. OBRIGADO a TODOS!”

- No sábado dia 10 de Março iremos realizar um treino na USP em homenagem a esse grande ícone do atletismo brasileiro. Em breve mais informações.

PARABÉNS Querido AUDAZ – Edson Bergara !

Bergara agradece todos pela torcida!

Postado em: Personagens por Vicent Sobrinho às 8:43

18 Respostas para “Bergara prova porque é o AUDAZ !”

  1. Boa recuperaçao guerreiro nos aqui do parana desejamos boas melhora pra ti e quem correu nas decadas de 70,80 e inicio de 90 nunca vai esqueçer de seus feitos e nos sabemos que voce vai vai voltar logo,logo pras correrias e força ai…..

  2. Parabéns por mais esse belo relato, Vicent! Vida longa e muitas corridas ao Audaz!

  3. NOSSA!!! FIQUEI SUPER EMOCIONADA!!! VI MUITAS VITÓRIAS DO BERGARA…JÁ GRITEI MUITO NAS CHEGADAS DELE!!! ISSO FOI NOS ANOS 80!!! ERA UMA TURMA DE CORREDORES MUITO BOA. TINHA O MEU MARIDO EDELSON, O BERGARA, O JOSÉ JOÃO,O PASSÁRINHO, O ELÓI QUE ERA COMO UM IRMÃO PARA O MEU MARIDO, FOI UMA ÉPOCA MARAVILHOSA!!!!!DEPOIS CADA UM SEGUIU O SEU CAMINHO!!! LIA DE VEZ EM QUANDO ALGUMA COISA SOBRE ELES!!!ESTOU EM ORAÇÃO PELO BERGARA, E É COMO ELE FALOU: ESSA É A MELHOR VITÓRIA QUE TEMOS…EU JÁ PASSEI POR ISSO E SEI BEM COMO É!!! BEIJOS À ELE, E ASSIM QUE COMECEI A LER A REPORTAGEM, SABIA QUE ELE SAIRIA VENCEDOR!!!!!!!!!!FORÇA AI MEU HERÓI!!!!!!!!

  4. Bela história de vida e de superação avante AUDAX e que Deus o proteja.

  5. Força Bergara!!!!

  6. Comecei a correr em 1981 aos 16 anos; conheci o Edson Bergara, um grande vencedor; q saudades daquele tempo; com certeza voltaremos a competir juntos em alguma corrida; força campeão. Prof. Risso (Mogi Guaçu)

  7. Estamos esperando a volta do AUDAZ!
    Abraços,
    Alex.

  8. Olá querido Prof. Risso, somos contemporâneos… com certeza você estava na Meia Maratona Itapira – Mogi Mirim, eu comecei correr em 1979 e tanto quanto você sinto falta dos tempos de ídolos na corrida de rua. Hoje temos praticamente Marilson… precisamos de ídolos corredores pra que os jovem tenham bons exemplos. abçs e obrigado pela visita.

  9. É isso Alex… ele voltará! :)

  10. Saúde Bergara, logo estaremos correndo juntos novamente!
    Vicent, Meia Maratona de Itapira só lembra coisas boas, inclusive a época que os organizadores dispunham alojamento para os corredores……lembra disso?… vale matéria

  11. Força Bergara!
    Parabéns Vicent por manter-nos informado sobre os grandes idolos da corrida.

    Vamos pra USP sabado prestar essa homenagem a ele.

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci
    http://www.webrun.com.br/comunidade/blog/home/id/18/idPost/1938/t/PPP+polemica+podio+pipoca+MeiaSP

  12. Só fiquei sabendo do ocorrido no dia 08/03.
    Há muitos anos que não tinha noticias nenhuma do pessoal, treinei atletismo em Osasco com o Edson,
    fazia arremesso de peso e disco.
    Estou com muitas saúdades de toda família Bergara, espero que você tenha uma ótima recuperação

  13. sensacional

  14. Vicent, bom saber que neste exato momento em que comento sua postagem Bergara já teve alta.

    Que maravilha saber que este grande homem superou este momento.

    Desejo tudo de bom ao mesmo.

    Abraços

  15. Bergara, grande corredor da década de 80, na época eu treinava com o Professor Edelson no SESI (outra grande personalidade do atletismo) e algumas vezes treinamos juntos nas matas de PERÚS!!
    Força GUERREIRO!!!Que Deus te ilumine!

  16. Um dia sentado proximo a minha casa,e ali passava corredores de rua.E derrepente vi o pelotão liderado por Bergara.Corrida do circuitoAtlantica boa vista.Eu tinha meus 16anos e aos 21 la estava eu correndo ao lado de bergara uma monstro do atletimo brasileiro. Sou seu fã que DEUS ilumine sempre seu caminhar e obrigado por você existir.
    ——– :) ———– :) ———- :)
    Eu é que agradeço Roberto! O Bergara está lutando bravamente… diz ele que mais do que corria. Sabe que irá vencer… e o seu maior sonho.
    Voltar a Correr com os amigos.
    Nesse dia irei realizar um treino na USP e você já está previamente convidado.
    Oremos para que seja logo.

    abçs

  17. [...] Bergara prova porque é o AUDAZ ! [...]

  18. Lamentável a morte desse amigo que tanto me ajudou
    a iniciar no atletismo. Muito grato amigo.Claro com lágrimas…sinto muito, e que Deus ilumine vc lá em cima. Quem sabe um dia encontraremos lá para treinarmos juntos. Adeus amigo Bergara.

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Mizuno Half Marathon em Porto Alegre >> LER POST

Blog da CR

Contra-Relógio na feira da Golden Four Asics em SP>> LER POST

Na Corrida

Semana de quilometragem subindo. Longo finalizado>> LER POST

Linhas de Chegada

Maratona do Rio - A PROVA>> LER POST

Operação Queniana Albina

A batalha do XX x XY>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados