São Silvestre – A história de um troféu – O MARCO DA PAZ
24/dezembro/2011
VIVA A CORRIDA !
Marilson ergue o MARCO da PAZ! Saiba como o tilintar de um sino fez girar a corrente do bem na história da São Silvestre!- Foto: Tião Moreira
Caro corredor. Você sabia que um troféu que está se tornando tradição na São Silvestre tem denominação própria e vem carregado de muita história?!
Estou falando do Marco da Paz que é entregue com reverências e por ser uma obra artesanal é diferenciado do ofertado pela organização.Foi inspirado na história pós guerra vivenciada por seu idealizador o imigrante italiano Gaetano Brancati Luigi. “O troféu Marco da Paz não é um produto industrial, não é feito em série, é uma obra que traz emoção foi pensado para disseminar e divulgar a cultura de Paz”. Assim definiu Gaetano sobre o Marco da PAZ, monumento em forma de arco com um sino carregado de simbologia sobre a PAZ no Mundo.
O badalar do novo sino no Páteo do Colégio fez ressurgir a história
A criação do Marco da Paz surgiu da inspiração de Gaetano quando passava pelo Patéo do Colégio, em São Paulo e curioso por não ouvir o clamar dos sinos da igreja quis saber a razão: “Um dia resolvi perguntar ao padre José Fernandes e ele me disse que o sino já havia sido roubado há anos! Isso me comoveu e logo conseguimos angariar fundos juntamente com a Associação Comercial de São Paulo e, em tempo recorde, instalamos um novo sino.”
… e as lembranças da infância fizeram surgir o MARCO da PAZ
Ao escutar os sinos recém instalados na igreja Beato Jose de Anchieta no Pateo do Colégio, Luigi imediatamente relembrou da época de infância na Itália, mais precisamente nos primeiros dias com a vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial. “Eu tinha apenas 8 anos, foi comovente, as pessoas saiam as ruas, convivíamos diariamente o barulho dos aviões e explosões provocadas por bombardeios, de repente o silencio e logo em seguida os sinos de todas as igrejas badalavam comemorando o novo tempo de paz. E essa lembrança dos sinos que me fez materializar um sonho acalentado há 50 anos, a criação do Marco da Paz, símbolo que há 6 anos é transformado em réplica de troféus que premiam os campeões da corrida de São Silvestre.
Significados do troféu MARCO DA PAZ:
-O arco ( a vida)
-A pomba (anunciação)
-O sino (música da paz dos anjos)
-E os continentes (fraternidade entre os povos)
O troféu entregue aos campeões da São Silvestre é uma réplica do primeiro monumento “Marco da Paz” que está instalado no Pátio do Colégio desde a virada do milênio em 2000. Luigi conta que a planta foi concebida sob seus desenhos em conjunto com o engenheiro Pedro Mascagni Brondi, que realizou para a primeira instalação do Marco da Paz.
O imigrante italiano Gaetano Brancati idealizador do Marco da Paz - apresenta o troféu em finalização pelo artista plástico Juarez Martins
Obra delicada - Juarez precisa de quatro a sete dias para finalizar o troféu Marco da PAZ que será entregue para o campeão da São Silvestre.
Postado em: Atualidades, Eu estava lá!, Eventos_Corrida, Personagens por Vicent Sobrinho às 0:07
21 Respostas para “São Silvestre – A história de um troféu – O MARCO DA PAZ”
Deixe o seu comentário
Inscrições da Meia-Maratona do Sol chegam ao segundo lote>> LER POST
"Este ano eu entro no Ranking!" Participe do Desafio CR!>> LER POST
Detalhes da Maratona de Santiago>> LER POST
Treino para Maratona gera RP nos 10km>> LER POST
Primeira Maratona de Diogo Junqueira.>> LER POST
11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP
Jorge Ultramaratonista, em 24/dezembro/2011 às 1:10 diz:
Vicent eu sempre tive curiosidade também pq os ganhadores recebiam 2 troféus e agora vc me tirou a dúvida parabéns pela brilhante matéria, como sempre eu te falo vc é o cara…showww…Agora só nos resta torcer para que muitos brasileiros levantem também esse troféu e não só os estrangeiros…
Feliz Natal!!!
Jorge Cerqueira
http://www.jmaratona.com
Vicent Sobrinho, em 24/dezembro/2011 às 1:20 diz:
Obrigado caro Jorge… minha missão é informar meus leitores – e apaixonados pelas corridas de rua. Seu reconhecimento me dá forças para continuar. abçs
Osvaldo Francisco dos Santos, em 24/dezembro/2011 às 2:35 diz:
Muito legal saber desta história fantástica sobre o Marco da Paz e obrigado Vicent Sobrinho por compartilhar conosco tudo isto. Feliz Natal a você e toda sua família e da mesma forma, para todos os nossos amigos corredores profissionais, amadores e mesmo aqueles de final de semana. Grande abraço, Osvaldinho
Antonio Colucci, em 24/dezembro/2011 às 4:21 diz:
#aisim
Bela história!
PAX em 2012 para nós todos!
Abraço
Colucci
@ntoniocolucci
Vicent Sobrinho, em 24/dezembro/2011 às 14:04 diz:
Caro corredor Osvaldo,
é em boa hora que publico essa matéria que nos remete ao sentimento da paz e do amor entre as pessoas. O Natal e o Ano Novo são momentos de aproximação e oportunidade de crescimento pessoal e espiritual. Agradeço por ter visitado o nosso blog Corrida ViVa e ter deixado essa singela mensagem. abçs e tenha um Feliz Natal e um 2012 iluminado, com saúde e paz!
Kleber Corrêa, em 24/dezembro/2011 às 14:29 diz:
Vicent, obrigado por nos encher de cultura, mostrando que por traz de algo que possa parecer simples, um troféu, há muito mais do que o símbolo da vitória…
Grande abraço meu amigo.
Vicent Sobrinho, em 24/dezembro/2011 às 17:46 diz:
Querido Kleber… é disso que vale minha profissão… captar e transmitir… cultura, alegria, verdade, amor, etc….
Desejo que você caro amigo tenha um Natal Iluminado e um brilhante 2012. abçs
Shigueo, em 26/dezembro/2011 às 14:47 diz:
Mais um post educativo, histórico e emocionante!
Valeu por compartilhar essa história Vicent. Que 2012 seja de muita felicidade e realizações.
Tudo de bom pra vc, Mariana e toda sua família.
Até 2012!
Abs, Shigueo
Vicent Sobrinho, em 26/dezembro/2011 às 19:51 diz:
Shigueo-san… muito, mas, muito obrigado mesmo pela fidelidade e leitura de nosso blog. Eu e Mariana estamos desejando tudo em dobro e muita saúde e paz também… a todos ai. abçs
Daniela Valverde, em 29/dezembro/2011 às 22:39 diz:
Vincent,
As vezes demoro pra passar por aqui e leio os posts alguns dias depois…. Mas o importante é q eu estou muito feliz em aprender mais sobre este mundo nosso das corridas. Parabens pelo trabalho de pesquisa q tao humildemente dividiu conosco. Digo humilde pq disseminou a informação como bom profissional q é.
Continue assim. Nós amadores agradecemos!
Abraço,
Vicent Sobrinho, em 30/dezembro/2011 às 21:41 diz:
Muito obrigado Dani… minha missao é essa!! Nos corredores ganhamos muito com as amizades e a cultura que a corrida nos proporciona… estou feliz por poder colaborar. Conte comigo. Obrigado e Tenha um SUper 2012.
Gaetano Brancati Luigi, em 10/janeiro/2012 às 8:15 diz:
O esporte é a construção de novos realcionamentos e o cultivo da qualidade de vida.
Unidos pela Paz.
Luigi
Senhor Luigi, realmente é nisso que acredito, e ainda digo mais, o esporte aliado a fé faz a vida ser mais coerente e saudável, o que me faz reafirmar o dito – MEN SANA IN CORPORE SANA, provérbio latino que significa Mente sã em corpo São.
Ao observar o valor que carrega o MARCO DA PAZ. Em homenagem a essa obra finalizo aqui com outro provérbio latino: AMOR VINCIT OMNIA, que quer dizer : O amor vence tudo !
Valdir Tenorio Ramoneda, em 10/janeiro/2012 às 10:20 diz:
Além da entrega do troféu da São Silvestre, a presença da entrega da réplica do Marco da Paz, torna-se essencial para a conexão simbólica da Cultura de Paz, que tradicionalmente esta corrida simboliza que é a corrida da esperança de um ano que terminou para um novo ano de esperanças que se inícia no primeiro de janeiro “o dia universal da paz”.
Esperamos que essa réplica sempre esteja presente em nossa São Silvestre, símbolo de nossa cidade cosmopolita para o mundo.
Abraços,
Valdir
Vicent Sobrinho, em 10/janeiro/2012 às 12:39 diz:
Sim Valdir! São de ações como essas, positivas e motivadoras que torna a convivência social mais humana. Espero e torço para que essa tradição não seja quebrada. Abraços e obrigado pela visita!
Vicent Sobrinho, em 10/janeiro/2012 às 12:47 diz:
Senhor Luigi, realmente é nisso que acredito, e ainda digo mais, o esporte aliado a fé faz a vida ser mais coerente e saudável, o que me faz reafirmar o dito – MEN SANA IN CORPORE SANA, provérbio latino que significa Mente sã em corpo São.
Ao observar o valor que carrega o MARCO DA PAZ. Em homenagem a essa obra finalizo aqui com outro provérbio latino: AMOR VINCIT OMNIA, que quer dizer : O amor vence tudo !
juarez martins, em 25/fevereiro/2012 às 15:48 diz:
Amigo Vicent,te admiro como jornalista profissional e como pessoa,sua publicação ficou muito bacana,te agradeço pela força amigo,muito sucesso e conquistas a vc. Paz a você a família grande abraço e até breve.
Vicent Sobrinho, em 28/fevereiro/2012 às 1:53 diz:
Juarez… você é um artista nato… a minha corrida é minha forma, talvez de expressar de forma diferente o que poderia ser arte… Deus nos deu dons… o seu é incontestável… artista de mão cheia… o escolhido para realizar o Marco da Paz… Parabéns.. eu é que sou grato.. abçs
José Francisco Jannarelli, em 21/março/2012 às 17:17 diz:
Caríssimo Luigi,
Desconhecia tão importante qualidade do caro amigo.
Parabens !
Que Deus o abençoe no seu caminho pela paz no mundo.
Abraços,
Jannarelli
Ismael Paulo Santos, em 26/março/2013 às 22:30 diz:
Muito bom! Eu também desconhecia essa grande história! Muito bom saber as origens deste símbolo da Capital! Parabéns pelos textos!
Juarez Martins, em 8/maio/2013 às 20:31 diz:
É!nessa vida as coisas de grande importância pra mim é o presente recebido por Deus para as grandes descobertas para o bem mental espiritual e social,nós encontramos pessoas de todos as personalidades,mais algumas acabam se destacando e fazendo parte na nossa vida,quero destacar aqui meu amigo jornalista e maratonista Vicent Sobrinho,que não é sobrinho mais mano cheio de sencibilidades e outro é o amigo Paulo Acencio gente do bem e com grande destaque minha amada família Irene e Clarinha minha princesinha gente do bem!!!!!!!
Vicent Sobrinho, em 14/junho/2013 às 20:16 diz:
Muito obrigado a Ismael Paulo Santos e José Francisoc Jannareli – Quanto a você Juarez… é a razão dessa matéria. Continue demonstrando o seu talento e siga sua missão… embelezar a terra com seu dom e arte. abçs