Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva/

As várias corridas de ”São Silvestre” – Até no Rio de Janeiro !?!

23/dezembro/2011

No Rio, pose para a foto depois de subir 12km correndo para abraçar o Redentor.

Topa correr uma “São Silvestre” no Rio de Janeiro ! ? ! ?
Esse foi o convite que entendi e lógico…Trago agora as informações para você querido leitor:

Para quem pensa que a São Silvestre é única corrida no último dia do ano fique sabendo que há dezenas, talvez até mais que uma centena de outras corridas espalhadas pelo Brasil afora e acontecem no mesmo dia, 31 de dezembro.
A curiosidade veio recentemente quando recebi informação de uma corrida de “São Silvestre” que acontecerá no Rio de Janeiro. Logo me questionei. Como eu nunca tinha ouvido falar? Afinal corro desde 1979 e como eu nunca soube? E refleti que deveria ser porque a corrida acontece na mesma data e só por isso automaticamente já leva o nome ou apelido de São Silvestre. Errei, não era nenhuma das duas opções.
Corrida de Confraternização Abraço ao Redentor
- O convite foi feito pela jornalista carioca Mariinha Sousa Lima – uma das mais experientes corredoras e confirmei tudo com a chancela do Tião fotógrafo, informando que Mariinha também é a primeira fotógrafa de corridas de rua e famosa por todo canto do estado do Rio de Janeiro. Mariinha vive na Cidade Maravilhosa e foi uma das precursoras da modalidade “corrida de rua” por lá, sempre correndo e fotografando muitas corridas e as mai importantes nas décadas de 70 e 80.

Atualmente não corre como antes, Mariinha se mantém na ativa como fotógrafa e veio dela a sugestão de mais uma opção para quem está no Rio e quer correr no último dia do ano a passos acelerados e rápidos no maior estilo “São Silvestre”. Foi Mariinha que me indicou o Cel. Adalberto de Souza Rabelo para nos fornecer tais informações.
Como um dos organizadores Rabelo observou: “Na verdade nossa prova não se chama São Silvestre embora em 2011 aconteça na mesmadata – 31 de dezembro – é uma coincidência que ocorre a cada sete anos, dessa vez será no dia da São Silvestre”.

Continuando, Rabelo disse que a realização da Corrida de Confraternização Abraço ao Redentor tem a tradição de acontecer sempre no último sábado do ano, ou seja,” a data é móvel” ressaltou Cel Rabelo. O Batalhão de Choque da PM faz o percurso de 12km periodicamente, como grande parte de subidas serve como treinamento físico e percorrem até lá no Cristo Redentor. “Isso acontece uma vez por semana com o pelotão e desde 1979 tem sido assim. Desde 1995 resolvemos tornar essa prática uma Corrida Oficial”. Conta Rabelo.
Outro corredor carioca que está muito presente em provas de 5k até 100k é o ultra maratonista e militar da aeronáutica Jorge Cerqueira, a quem chamamos de Jorjão, para ele essa será sua quinta participação na Corrida de Confraternização Abraço ao Redentor, e fez seu melhor tempo em 2010 quando marcou 1h 11m. O campeão do ano passado foi Welinton Carius com 52m 02s. Jorjão fez a seguinte observação: “Essa prova se tornou histórica até por ser um ótimo treino e por isso todos os grandes corredores do Rio de Janeiro de alguma forma já participaram dela.”
Por não haver nenhuma propaganda e para essa prova o Cel Rabelo reforçou que mesmo assim a procura sempre é muito grande. “Por isso limitamos em 500 participantes. Até para evitar desconforto ou algum tumulto lá em cima no Cristo, por se tratar de uma área turística internacional e de espaço limitado”Alertou.

Quanto a premiação, por ser apenas comemorativa, os concluintes recebem farta distribuição de frutas e bebidas e energéticos. Rabelo faz um alerta aos participantes mais velozes. “É importante atentarmos para o detalhe que essa corrida não é competitiva. O nome já diz Corrida de Confraternização! Onde os atletas participam com o espírito de agradecimento ao Redentor pelo ano transcorrido com saúde. “E para os que quiserem correr pra tempo? “A liberdade é total e todos que completarem a prova ganharão a mesma medalha sem distinção de colocação.” Rabelo convida a todos e avisa que o momento mais emocionante é o abraço simbólico no Cristo Redentor. “Sim, é um momento especial e logo em seguida estouramos garrafas de champanhe e brindamos a passagem do ano. É muito divertido e salutar, além de gratificante. Espero vocês!” Concluiu Rabelo
Para se inscreverem apressem-se, embora vá até o dia 30 de dezembro, o limite são 500 participantes e é solicitado apenas 1 Kg de alimento não perecível.

Exemplos de outras São Silvestres:
Confira algumas cidades que dão a tradicional largada de corrida de pedestres também no dia 31 de Dezembro – Com certeza as “São Silvestres” foram inspiradas logicamente na mais famosa do Brasil a que acontece em São Paulo. Aplausos também ao esforço aos organizadores por manterem essas provas regionais e por perdurarem tanto tempo. Faço aqui um reconhecimento digno de aplauso de nos corredores porque sabemos quantas provas já sumiram do calendário até precocemente e olha que para uma corrida chegar a essa tradição cinqüentenária é preciso muito amor ao evento. Todos eles são esperados pela população e já fazem parte cultura da cidade, da cultura do povo.

Relacionei abaixo algumas sugestões, apenas de provas “São Silvestres” regionais brasileiras com mais de 50 anos, são elas:

Avaré – (SP) 66 anos
Jaboticabal – (SP) 63 anos
Brodoswski – (SP) 62 anos
Conchal (SP) – 59anos
Brotas (SP) – 56 anos
* Pratápolis (MG) realiza a 55ª edição de sua “São Silvestre” – Mas, há alguns anos ocorre na semana anterior e ainda mantém o nome São Silvestre.Para isso, respeitando o corredor houve uma votação no site da prova, envolvendo quatro datas e horários, e dia 24 foi o mais votado.

Em Portugal os nossos patrícios no dia 31 comemoram com três provas correndo suas São Silvestres, que acontecem nas cidades de Ponta Delgada, Crato e Vila Real.

Postado em: Atualidades, Eventos_Corrida por Vicent Sobrinho às 13:53

14 Respostas para “As várias corridas de ”São Silvestre” – Até no Rio de Janeiro !?!”

  1. Vicent boa tarde muito obrigado por me citar aqui nessa reportagem, ficou excelente, vc é o cara meu amigo Feliz Natal e que em 2012 possamos estar juntos com muita saúde e correndo muito…Valeu mesmo…

    Um forte abraço,

    Jorge Cerqueira
    http://www.jmaratona.com

  2. Vale lembrar que quanto a data da São Silvestre de Pratápolis, houve uma votação no site da prova, envolvendo quatro datas e horários, e dia 24 foi a mais votada. E faltou a SS de Jaboticabal, um ano mais antiga que Brodowski.

  3. Obrigado Hideaki… vc é testemunha ocular das provas de rua …abçs

  4. Esse ano teremos a primeira São Silvestre Joseense. Espero que o começo de uma nova tradição aqui em São José dos Campos.

  5. Oi Vincent,
    Tem ainda as de outros países… todas no dia 31:
    São Silvestre de Buenos Aires;
    São Silvestre de Lisboa (com largada por tempo, site muito melhor…);
    Cursa dels Nassos de Barcelona (tradicionalissima);
    Emerald Nuts Midnight Run – NY (larga a meia noite do central park…);
    São Silvestre Vallencana (Madri, 34 edição se não me engano);
    Abraço!
    Alex.

  6. Fábio…legal.. é a 1ª edição de SJ Campos. Conte-nos como foi… brilhantemente como fez no seu livro. abçs

  7. Alex… obrigado pelo comentário.
    Sim.. são muitas SS mesmo. Até na África, especificamente em Angola há uma antiga. Eu irei correr a de Buenos Aires para contá-los como foi na edição de Fevereiro da Contra Relógio. CR é isso trocando idéias e kms com nossos queridos leitores. Abçs a todos…

  8. Vicent, muito boa a matéria, boa nao, excelente,parabéns.Agradeço o interesse,que claro, nao seria diferente,vindo de profissional tão competente.
    Já que virou necessidade de se divulgar todas as corridas que são realizadas no dia 31, aqui tem uma outra da equipe Marcio Puga, um corredor sessentão que tem tempos inacreditáveis em maratonas e meias. É uma corrida para equipes convidadas. Não lembro onde e a largada.Mas a chegada e na Mesa do Imperador, vou tentar contacta-lo para maiores informacoes.Obrigada por me citar, mas a ideia era so a corrida mesmo rsrsrsrs.Valeu, um beijao

  9. Eu é que agradeço. Que bom que graças a vocês consigo chegar aos nossos leitores. abçs e obrigado Mariinha.. sempre que tiver novidades é só avisar.
    abçs

  10. Após 7 anos correndo a TRADICIONAL e mais antiga do mundo correrei a de “lençóis” esse ano. Os lençois da cama.
    Infelizmente, esse ano acabaram com a alegria da tradição.
    Se estiver em SP, convido a todos para um piquenique no minhocão abandonado.
    Abraço
    Boa prova em terras hermanas,
    Feliz Natal e ÓTIMO 2012.
    Colucci
    @antoniocolucci

  11. Grande Vicent
    Sempre nos presenteando com grande matérias. Muito legal o relato! E depois não venha a Dona Yescom achando que é dona exclusiva da prova que ocorre aqui em sampa. No dia da Gonzaguinha ela saiu twitando tanta besteira como se somente as provas deles fossem as melhores…coisas de yescom.
    Obrigado grande Vicent
    Um grande e iluminado Natal para ti e para Mari

  12. Quanto aa essa corrida do Marcio Purga, com chegada na Mesa do Imperador, quem puder dar mais detalhes eu agradeço. Feliz 2012 á todos os corredores e simpatizantes!!

  13. como faço para me inscrever?

  14. caro vicent venho por meio deste comentario,agradecer por ter lembrado da s.s.jaboticabal.
    Mas por alguns anos a corrida vem sendo diputada em varias datas diferente,já ouve a prova até no mês de novembro.
    é claro que continuou sendo chamada de s.silvestre.

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Tênis Diadora N-6100 por R$ 75,00 para os assinantes!!!>> LER POST

Blog da CR

Atenção: entrega de kit na São Silvestre somente para o próprio inscrito!!!>> LER POST

Na Corrida

Trânsito, um agente direto de estresse>> LER POST

Linhas de Chegada

Meu novo parceiro de corrida>> LER POST

Operação Queniana Albina

Missão Super Saias 21K>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados