Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva/

29ª Volta ao Cristo – O grande abraço!

27/janeiro/2011

Caros leitores - VIVA A CORRIDA!

Alegria e empolgação são características da VOLTA AO CRISTO!

É sempre assim, a ansiedade só aumenta ao aproximar a data da prova, mesmo sendo pela 12ª vez consecutiva que participo, correndo com dor ou sem dor, eu irei e tenho que confessar:  “NÃO VEJO A HORA DA LARGADA!”

Isso porque me vem sempre à memória, as passadas que damos pela cidade, sendo vigiados pelo Redentor, lá de cima da Serra de São Domingo. A encantadora imagem do cruzeiro lá no alto me esperando para abraçá-lo – e digo que faço isso literalmente.

Eu de braços estendidos em agradecimento por estar lá no alto novamente abraçando o Redentor! Só para agradecer! (Foto Tião)

Outro fator preponderante que justifica meu retorno anualmente é a simpatia, a atenção e a qualidade da organização e de todo pessoal lá de Poços de Caldas e dos corredores que já se reencontram ou mesmo se conhecem pela cidade  – isso acontece no dia anterior a prova, no sábado, a grande maioria se hospeda no centro da cidade, nos hotéis, pousadas e alojamentos, por isso é contagiante a energia, uma coisa boa que se reflete por todo o ano, pelos novos amigos e momentos saudáveis com gente saudável, momentos especiais que a corrida de rua tanto nos proporciona e num cenário exclusivo que é a cidade mineira de Poços de Caldas.

Assim a Volta ao Cristo chega em sua 29ª edição e não é tradicional apenas pelo tempo é também pelo grande desafio, único, misto de prova de montanha e corrida de rua, diferenciada pela ótima recepção da cidade, todos sabem do acontecimento por isso as pessoas aplaudem a passagem dos corredores durante o percurso, com uma chegada esplêndida dentro de um estádio de futebol, sendo aconchegante também para quem espera. A principal atração após correr 5k planos e mais 4km de subidas ininterruptas chegasse ao alto do morro de São Domingos, onde o corredor tem uma visão privilegiada ao ser recebido pelo Cristo Redentor que abraça a cidade – ao passar e visualizar a cidade e o cartão postal de Poços de Caldas é de arrepiar tal recompensa, indescritível em palavras. (Veja a foto)

Mulheres exemplo de coragem!

A novidade é a coragem feminina em encarar o desafio confirmado pelo aumento da participação das mulheres na Volta ao Cristo que dessa vez terá um numero ainda maior de mulheres, que vem crescendo a cada ano devido a participação consecutiva da elite feminina do atletismo brasileiro na prova fato que refletiu no surgimento de outro talento a prata da casa,Tatiele Roberta de Carvalho (Formada nos projetos de iniciação da Secretaria Municipal de Esportes de Poços de Caldas) que ficou na 11ª na São Silvestre, motivando mais ainda os atletas de Poços. A organização me avisou que cresceu o número de atletas de outros estados e estabelecerá assim um novo recorde inscrições, no último ano o foram 1064 corredores inscritos lembrem-se: São 16 km. Outra novidade é que a secretaria municipal de esportes irá providenciar a ampliação no horário de atendimento para que os atletas após a prova possam usufruir das Termas Antonio Carlos.

Histórico -
Para que o leitor tenha um ideia da dificuldade do percurso quero exemplificara que na terça-feria 25 de janeiro participei dos 10k Troféu Cidade de São Paulo e fiz 40m e 44segundos, ou seja, corri o km num ritmo de 4m 04s. Isso para mostrar que a Volta ao Cristo é uma corrida muito, mas muito mais exigente, assim disponibilizo abaixo todos os meus últimos 11 feitos, uma observação a corrida antes era disputada em 15k.

Volta Ao Cristo –   16K
Ano   –       col  geral -                       nome                         tempo
2010  –         332     VICENT SOBRINHO           01:23:48
2009  –         235     VICENT SOBRINHO           01:17:36
2008  –         292     VICENT SOBRINHO           01:16:55
2007  –         246     VICENT SOBRINHO           01:16:18
2006  –         377     VICENT SOBRINHO           01:26:09
Volta Ao Cristo –   15K
2005  –         244     VICENT SOBRINHO           01:10:53
2004  –         455     VICENT SOBRINHO           01:20:11
2003  –         361     VICENT SOBRINHO           01:13:08
2002  –         546     VICENT SOBRINHO           01:15:10

Meu 12º desafio
A cidade de Poços de Caldas está numa altitude de 1200m, a estátua do “Cristo ”está mais alta que o Corcovado  do Rio de Janeiro que se encontra a 740 metros acima do nível do mar enquanto a de Poços de Caldas instalado no topo da Serra de São Domingos está a 1686 m de altitude. Para superar esse desafio um equipamento é fundamental para essa prova CORAGEM para encarar o difícil desafio de subidas continuas em uma única montanha. Mas, antes de passar pelo “Cruzeiro” o corredor precisa percorrer nove quilômetros que dividido em duas etapas, cinco quilômetros iniciais em asfalto plano, atravessando o centro comercial, para em seguida começar a “escalar” a subida incessante de quatro quilômetros.  A corrida chega a um lugar tão alto que um quilômetro após passar pelo “Cristo”, já durante a descida, o corredor observa ao lado  uma plataforma de parapente – vôo livre que está  a 50 metros de latitude abaixo do cruzeiro.  O que pouco se comenta, e é bom lembrar é que há uma recompensa após a passagem pelo cruzeiro –  é “despencar” por quatro quilômetros descida abaixo, em estrada de terra batida, e correr mais três quilômetros finais em asfalto plano até a triunfal chegada na pista do estádio municipal de Poços de Caldas sob o olhar do redentor sentindo uma emoção comparada ao final de uma maratona.  Por isso… após essa corrida, ter superado a “SUBIDONA”  e ser abençoado correndo, e carregado as baterias com mais fé ainda, toda e qualquer corrida fica mais fácil.
Dúvida ? Corra e saberá !
Desafie-se a merecer essa medalha!

Postado em: Depoimento, Eu estava lá!, Eventos_Corrida por Vicent Sobrinho às 23:56

24 Respostas para “29ª Volta ao Cristo – O grande abraço!”

  1. Ainda não foi dessa vez que garanti a minha presença nessa prova, Vicent. Mas ela está no meu caminho. Vá lá e lave a alma, mais uma vez, nessa pirambeira sem fim… Abraço e boa corrida!

  2. Bom dia,
    Realmente é o desafio que todo corredor tem que enfrentar. Sou nascida e criada nessa cidade maravilhosamente linda!!! Tenho orgulho de dizer que sou da cidade que fica a boca de um vulcão extinto e que tem a corrida de montanha mais dificil do Brasil e também a mais linda. Hoje moro no interior de São Paulo, mas não fico nenhum ano sem correr esse desafio de encher os olhos. Tudo oque voce relatou só entende quem vai lá mesmo. Não tem como comparar a nenhuma outra corrida do Brasil e principalmente ser recebida dentro do estádio sob aplausos dos poçoscaldenses é mesmo mágico!! começamos o ano muito bem.. sabendo que tudo oque vier pela frente será apenas para acrescentar pois o desafio principal, já cumprimos.
    Parabéns pela matéria e pela propriedade com que colocou passo a passo dessa aventura.
    Estarei lá esse ano e já estou sentindo o cheiro da minha terra amada e querida POÇOS DE CALDAS- MG a minha terra natal.

    Myla Vitacchi

  3. [...] This post was mentioned on Twitter by Contra Relógio, Vicent Sobrinho. Vicent Sobrinho said: Desafio Volta ao Cristo – Inesquecível para os músculos e para o coração.Um verdadeiro treino para a alma corredora: http://bitw.in/lW2 [...]

  4. Preciso retornar a esta bela cidade. Cada vez que leio um relato igual a este, fico na maior vontade. Boa corrida a todos.

  5. Boa Prova Vicent!
    Esse ano infelizmente não deu para acompanhá-lo, mas a sua 13ª participação eu estarei junto. 2012 aí vamos nós!

    Contagem regressiva para #VoltaAoCristo2012 Pocos De Caldas.

    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

  6. Muito obrigado! Estarei lá novamente lhe esperando! Você terá uma outra opinião sobre desafio quando correr lá!
    abçs

  7. Vá sim… a certeza de curtir uma boa corrida e receber uma medalha merecidamente é inigualavel em Poços de Caldas!

  8. Parabéns Marly! Essa é uma corrida tão especial para mim, e com certeza para quem já participou, que é difícil não retornar lá! Obrigado pela leitura e carinho!

  9. Ela na verdade é continuação de um caminho sagrado quem fiz na Espanha, essa prova é um reconhecimento pelo maior presente que recebi… a vida! E lá em cima eu agradeço SEMPRE!

  10. Você já havia dito e agora fico a imaginar que é uma prova “punk”
    Desejo sucesso e nos proporcione boas fotos.

  11. UUUFFFA olha me falaram dessa prova e hj estive lá presente participando da prova, olha é fora do comun aquela subida!!!!de outro mundo rsrsrs,qdo estava la em cima ao lado do Cristo naum acreditava q estav ali, mas foi por muito pouco tempo pois logo voltei a realidade, e logo a frente estav o outro lado da corrida q era ladeira abaixo em meio a muitas pedras, ai foi só se jogar mas com muita cautela, pq um vacilo era chão na certa, mas como dizem q para baixo td santo ajuda né rsrsrs…mas graças a obom Deus terminei mais essa etapa, dpois foi só cair pro asfalto e pegar a energia da galera q ali fazian-se presente e finalizar no estadio ond tds foram muito bem recepcionados, dpois foi só buscar a recompensa q era a medalha, mas essa naum era apenas uma simples medalha, tem peso de ouro por tanto sacrifício…agora vc q naum tev a oportunidade de participar ano q vem é a sua vez e quem sabe naum nos encontramos por lá.
    Abrass a tds aqueles q encararam o desafio e aqueles q naum foram!!!!

  12. Simplesmente maravilhosa a Volta ao Cristo. Sou uma dessas mulheres de coragem! :) Volto o ano que vem. Obrigada por ter me apresentado a prova.

  13. Terminei minha terçeira corrida volta ao cristo,um pouco frustrado,fiz o tempo de 1.27.44,a ultima em 2007 fiz em 1.21.24,então fiquei triste tentando achar onde tinha errado,pois meus tempos tem até melhorado,foi quando entrei aqui no site da revista e percebi que tinha cometido um grave erro,a falta de atenção,não notei que a prova passou de 15 para 16km,ufa que alívio,eu fiquei feliz agora,fiz o mesmo tempo que nas outras duas provas,e que prova,toda vez digo que não volto mais,mas é uma paixão insinuante apesar do nome a tentação é grande,acho que ano quem volto.

  14. parabéns pelo post! participei pela primeira vez e realmente a prova é fantástica, mesmo com a subida que quebra qq um…rsrs. não é a toa que está listado como uma das provas para serem feitas pela própria revista.
    e tb vale pelo passeio na cidade, cheia de natureza ao seu redor. foi um fds perfeito!

  15. Vicente Sobrinho, parabéns por completar a prova. Gostaria de acrescentar, que realmente é uma das provas imperdíveis do Brasil, pela dureza, pela beleza, pelo visual das montanhas de Minas. Eu, morador da cidade, pela primeira vez corri, fotografei e filmei. Os vídeos estão no youtube.
    “volta ao cristo 2011″
    Confiram se não é verdade!!!!
    Abraço a todos e voltem sempre!!!

  16. Obrigado pela gentileza do convite! Sua cidade é simplesmente minha cidade – Adotei de coração… quem sabe um dia não irei morar por ai! Abçs e continue correndo…. SEMPRE!

  17. Rapaz essa prova é uma que eu desejo fazer, seus relatos empolgam, agora é importante sem treino fica no meio do caminho…este ano vou me preparar, vou treinar mta ladeira e fazer um treininho na São Silvestre na landeira da Brigadeiro.
    Parabéns pela participação

  18. Estarei participando da corrida pela primeira vez,tenho certeza que vai ser muito legal,encontrar amigos de corridas…

  19. Zé Antonio… de uma coisa lhe garanto.Após correr a Volta do Cristo. Você terá muitas razões para achar todas as outras corridas de 2012 fáceis.Um detalhe… Ficará tão contente… após o esforço… que a certeza que terá será única em dizer: “Eu venci esse desafio!” abçs e boa sorte!

  20. Vamos em frente, Vicent!

    16km morro acima. Haja disposição e amor às corridas. Estarei daqui torcendo pelos amigos em mais este desafio. Mas em 2013, vamos juntos com o forte número cabalístico em sua 13ª participação. Pra dar boa sorte! Qtal levarmos o Zagalo junto? Ele vai gostar! rsss
    Abração, velho e até a próxima

    Tato Domingues
    @tatolimpico

  21. Este ano vou participar pela primeira vez. Há muito tempo só escuto coisas bacanas sobre esta prova. Vamos conferir! Abçs e nos vemos por lá!

  22. Paulo – Será um imenso prazer te encontrar por lá. Abçs e depois me diga se gostou? obrigado pela visita! :)

  23. Caríssimo Tato… dessa vez eu pulei o nº 13 – não quero dar conotação política.. rsss. Na verdade combinei com o organizador que gostaria sempre de correr com o nº 39. Depois lhe explicarei isso num Post que estou preparando chamado A SINA 39. abçs e bom revê-lo. :)

  24. [...] Vicent Sobrinho: Caríssimo Tato… dessa vez eu pulei o nº 13 – não quero dar conotação política.. rsss. Na… [...]

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Maior do país, Meia do Rio ocorre domingo; sábado tem K42 em Ubatuba>> LER POST

Blog da CR

Sorteio de viagem a Santiago, com acompanhante e tudo pago!>> LER POST

Na Corrida

Semana de quilometragem subindo. Longo finalizado>> LER POST

Linhas de Chegada

Desenhar Correndo>> LER POST

Operação Queniana Albina

Ser temente>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados