Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva//

Treinar o Domínio sobre a DOR nos 30K !

26/junho/2014

Vim apenas contar o que aconteceu hoje pela manhã.  Eu no meu estilo pessoal de treinar tinha determinado a minha missão que era  a de treinar mais 21k  e para no domingo complementar a média prevista que montei para o objetivo MARATONA do RIO 2014 – estilo que denominei como “Endurance”- A Simples intensão de cumprir até 10 dias  antes da largada da MARATONA do RIO a meta de 80 a 90k semanais, para chegar leve e se possível com o mínimo de dores possíveis. Por causa também de minhas “Doralices” – Resumindo tudo, isso também quer dizer:  PROIBIDO treino de tiros.

Os 21k era o treino de ontem, que quase cancelei por sentir uma dor estranha na perna direita, um pouco acima da panturrilha, algo como espasmos dolorosos contínuos, como impulsos elétricos, cheguei a pensar que era circulação, sei lá, aconteceram invariavelmente dois ou três por hora, que vinham do nada e me incomodava estava realmente preocupado. Por isso hoje acordei com certo receio de treinar e mesmo assim resolvi testar a carenagem, a ideia era realizar uma auto avaliação nos primeiros 5k, e conforme fosse, parar e me reunir com mais detalhes junto com o Felipe Oliveira, meu fisioterapeuta.
Parti e comecei num ritmo conservado, apenas primeiro quilometro foi mais forte porque largo em rua de descida e se o semáforo da Av. Pedro Álvares Cabral estiver aberto tento aproveitar o que me força dar um tiro e acelerar ainda mais para não precisar aguardar mais 5 minutos a travessia em frente ao portão do Pq do Ibirapuera. Por isso o km 1 saiu mais forte que todos os outros 29.

O lado negro da dor que sabota até os treinos! A mesma dor que pode não existir... se você não supervalorizá-la !

A avaliação realizei ao chegar na pista de Cooper conhecida pelos corredores como “pedrinhas” e resolvi cadenciar na volta externa (reservada as bicicletas) que tem um pouco mais de 1km. Foram 10 voltas, 5 em cada sentido, para aproveitar bem as subidas e descidas longas e leves, por isso a escolha, ao perceber que já concluía 15km sem a “nova” dor me incomodar resolvi daria para mais 15km e fechar com louvor a missão de 30k. Ótimo treino, pois, consegui no último km realizar o ritmo mais forte ainda.

Por isso aqui deixo uma lição que aprendi: “Às vezes a melhor maneira de afastar as dúvidas é encarar algumas das dores ainda quando estão surgindo. Lógico, é preciso ter bom senso, ninguém deve correr com lesões ou dores inquestionavelmente preocupantes.  Eu precisei apenas tomar a decisão de analisar como seriam os primeiros 25 minutos, ou 5k e a partir daí reagir e esquecer o que me preocupava.”

Próximos passos mais seguros agora para o próximo treino …
Bóra cumprir os quilômetros da semana.
MARATONA do RIO 2014

Postado em: Depoimento, Eu estava lá! por Vicent Sobrinho às 16:39
3 comentários »

23/junho/2014

Corredores homenagearam Zé Béttio

[caption id="attachment_3317" align="alignleft" width="250" caption="Momentos antes da largada - Lama a vista.
Leia mais>>>


16/junho/2014

Somos CAMPEÕES do MUNDO !

SOMOS todos CAMPEÕES do MUNDO - O dia que Ronaldo da Costa nos fez sentir assim ! No sábado 14 de junho fotografei o Torneio FPA na pista do COTP – Centro Olímpico de Treinamento Pesquisa – e lá encontrei vários corredores brasileiros, alguns olímpicos, outros contemporâneos e muitos jovens promissores.
Leia mais>>>


11/junho/2014

ANSIEDADE ao Treinar ?! Pode ?

Uma das coisas que mais incomoda os corredores, principalmente aqueles que ainda não somam experiências em competições ou ao menos uns dez anos de treinamentos e provas é a ansiedade.
Leia mais>>>


7/junho/2014

Crônica para um Aniversariante Campeão do Mundo !

Um razão maior para cruzar a reta de Chegada! Já havia corrido 18k num ritmo duro, as ardidas tendinites buzinavam e tudo contribuía para diminuir o ritmo.
Leia mais>>>


27/maio/2014

Morre Renato Lotufo – Pesquisador pioneiro nas Maratonas e Ultras

Ontem, 27 de maio, o mundo das corridas ficou mais triste para mim e para muitos estudiosos e atletas que vivem do esporte.
Leia mais>>>


« Mais Antigos

// outros blogs //

Últimas

Maratona do Rio é a atração do domingo; Porto Alegre tem a Mizuno Half Marathon>> LER POST

Blog da CR

Contra-Relógio na Feira da Maratona do Rio!>> LER POST

Na Corrida

Semana de quilometragem subindo. Longo finalizado>> LER POST

Linhas de Chegada

Maratona do Rio - A PROVA>> LER POST

Operação Queniana Albina

O resgate do biscoito de polvilho>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados