Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva//

34ª ” Volta ao Cristo” em Poços de Caldas. Preparados ?

30/janeiro/2016

Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (000) 400

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já é tradição reservar o último domingo de janeiro para viajar à cidade de Poços de Caldas/MG que já se prepara para receber mais de 1500 inscritos, corredores que vão estrear ou mesmo retornar para encarar o que julgam ser o primeiro desafio do ano.

Paixão a primeira Vista.  A minha primeira participação foi em janeiro de 2000 e desde então venho acompanhando essa corrida há 17 anos consecutiva e digo que o crescimento é notório a cada ano. Fato comprovado por quem organiza. José Eduardo Cassarro, da Secretaria Municipal de Esportes no próximo ano já disponibilizarão mais 500 inscrições tal o crescimento dos pedidos e procura. “Agora estamos com a segunda edição da Voltinha, que já é mais uma atração para os pais que correm e também as crianças que tem uma oportunidade de iniciarem no esporte.” Observou Cassarro.

Volta ao Cristo – Né Papai ?!
Hoje pela manhã após um treinamento no Parque do Ibirapuera um corredor que estava aquecendo me perguntou sobre a “Volta ao Cristo” de Poços de Caldas. Ao lado estava a filhinha de sete anos que no ouvia os comentários entre eu e o pai dela soltou essa:  É essa corrida que o Srº vai ganhar né Papai?!  E brincando ele respondeu… “Não estou treinando nem para completar, mas, será para o ano que vem, porque não consegui me inscrever a tempo e nem treinar a contento!” .  Foi um acontecimento interessante, porque essa corrida vem atraindo muita gente pelo desafio de subir o Morro de São Domingos até o cruzeiro, uma subida de 4,5km sem refresco, subida de verdade! O que fez dessa prova de 16km uma das corridas brasileiras mais tradicionais fora do eixo Rio/São Paulo. Essa já será a 34ª edição de uma corrida que está no estado de Minas Gerais,  tradicional e pioneira nas montanhas, até porque essa onda das atuais “Corridas de Montanha” são caçulinhas perto do Desafio ao Cristo que já soma 34 anos, num percurso misto de montanha sobe e desce 7,5 e corrida de rua plana – Outro detalhe que faz muitos corredores retornarem é toda a infra estrutura turística uma órbita convidativa. “A cidade se prepara e recebe os corredores, que se encantam com as atrações turísticas da cidade e lógico em vencer o desafio, todos que experimentam nunca esquecem e a grande maioria retorna.” Observou o blogueiro Antonio Colucci.

Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (38) 400Treinos específicos
Desde os primeiros dias do ano, logo após a São Silvestres várias assessorias esportivas, agremiações e grupos de corredores se prepararam para esse que consideram um desafio especial – a “XXXIV Volta ao Cristo” em Poços de Caldas. Nos domingos e sábados de Janeiro o Pico do Jaraguá que tem uma subida de 5 kms é palco para extenuantes treinamentos de sobe e desce. “Essa prova de 16km com subidas é um motivo para que os corredores dêem continuidade aos treinamentos pós-São Silvestre. E uma oportunidade para um trabalho de base já no primeiro mês do ano!” Observou o Técnico da Assessoria Esportiva Corre Brasil, professor Augusto Fernandes, que fretou um ônibus e treinou 40 de seus atletas que estão preparados e na “vibe” de encarar o desafio da subida até o Cruzeiro lá em Poços de Caldas.

Jovem aos 41
Um corredor que esbanja vitalidade é o jovem James Yumia, que com seus 41 anos engana muita gente, pois, não aparenta mais de 30 anos. “A Volta ao Cristo é para mim uma das corridas de rua mais desafiadoras em termos de resistência na subida e muita cautela na descida! Como estréia, não esperava fazer essa prova num tempo “x”,mas sim completar a prova sem parar para caminhar! E o que mais me agrada e me motiva a não parar na temida subida, são os participante que passam ao lado dizendo: “Força garoto, não para não!”…rs Muitos ainda acham q sou jovem! Comecei a participar de provas de corridas de rua em novembro de 2011 e de lá prá cá nunca mais parei.”  James, disse ler todos os anos o meu relato na Revista Contra Relógio sobre a prova e que seguiu alguns de meus conselhos: “ Procurei não sair muito forte na largada e no momento mais crítico na subida, trotar nas pontas dos pés! A sua dica me ajudou muito! AH outro detalhe importante é a organização da prova que sempre é boa para um percurso foi bastante desafiador!”
Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (25) 400MetalRunner 
E é pelo desafio que retorna novamente a Poços de Caldas o Analista financeiro da Embratel, Beto Souza – o Metal Runner “A Corre Brasil nos estimula a participar, e gosto da prova porque são 16km de uma altimetria única e com terrenos diferentes, asfalto, terra, paralelepípedo e um visual de tirar o fôlego. A idéia é sempre reviver as emoções e o clima dessa cidade que pela simpatia já é razão para retornar, e para o corredor nada melhor do que uma corrida numa cidade dessas!”
Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (17) 400

Correr é Saúde
Everaldo Eufrásio é dirigente da Associação Atlética “Correr é Saúde” de Carapicuíba – O maratonista veterano Eufrásio há uns quatro anos ficou afastado das provas com medo de uma hérnia, criou coragem, e em 2015 fez a cirurgia. “Eu tinha medo, e após insistência dos amigos da corrida resolvi fazer a cirurgia e em agradecimento irei encarar o desafio da subida e chegar lá no alto por ter sido sucesso.”

Everaldo está acompanhando seu grupo em várias corridas e prometeu que estaria em 2016 para correr lá em Poços de Caldas, ele ressaltou: “Esse desafio a  Corrida Volta ao Cristo , na Cidade de Poços de Caldas ,  é sempre relembrada por você Vicent Sobrinho e por isso nossa equipe Correr é Saúde estava treinando no Pico do Jaraguá.”
Essa é a segunda vez que a Correr é Saúde leva uma equipe para o desafio. “Nos motiva a receptividade da Cidade Poços de Caldas  e a ótima organização do  A Associação Atlética Correr é Saúde – Carapicuíba , irá com uma delegação de 24 atletas 16 homens e oito mulheres.
Treino Pico Jaragua para Volta ao Cristo - VS Face (23) 400
Corrida de Casal
A professora Isabel Ferreira que além de fazer fortalecimento muscular (musculação) foi treinar no pico do Jaraguá para ganhar força e resistência. “ Vim treinar aqui no Pico do Jaraguá por ter a distância da  subida semelhante a da Volta ao Cristo. Em 2015 foi a minha primeira participação na prova ao Cristo e me senti bem animada, para encarar outras provas como a maratona. “Por ser um percurso difícil, me sinto confiante para outras provas.”  Isabel diz alegrar a alma nessa corrida:  “ A passagem pelo Cristo é um ato de coragem e esperança para dias melhores. “É um sacrifício recompensador que traz alegria e perseverança.”  O treinador de Isabel é o próprio namorado, Fábio Souza Silva. “ Corri esse desfio  em 2010, 2014 e farei em 2016. Acredito que treinar no pico do Jaraguá é importante para fazer uma análise de como está a força e resistência. Assim, planejou minhas próximas metas. A passagem  pelo Cristo é uma superação e tenho a sensação de dever cumprido.” Ah.. Fábio ainda ressaltou:  “Correr com a namorada reforça nossos lanços de respeito, união e compreensão. É uma alegria esperar ela na chegada sorridente e sem lesões. Enfim, ela é o amor da minha vida e quero ela sempre bem!”
Essas são algumas das histórias que irão se desenvolver nos próximos 16km lá no domingo. E que venha o Desafio Volta ao Cristo !

Postado em: Atualidades, Crônica, Depoimento, Eu estava lá!, Eventos_Corrida, Historia da corrida de rua, Superação por Vicent Sobrinho às 1:50
Deixe o seu comentário »

20/janeiro/2016

VELHO ? Quem é o VELHO ?

Tenho uma clara opinião sobre o que é ser "VELHO" ? - Creio que são aqueles que mesmo jovens tem alma cansada .
Leia mais>>>


12/janeiro/2016

Medalha e Valores

Aos 14 anos com as minhas Primeiras duas medalhas - ouro e prata.
Leia mais>>>


18/novembro/2015

Pegada do Bem ! André Domingos inspirando sonhos olímpicos

O projeto social  "VELOZES em AÇÃO"  do medalhista André Domingos que representou o Brasil nos Jogos de Atlanta/1996 e Sydney/2000 receberá as doações de pares de tênis usados.
Leia mais>>>


4/outubro/2015

No tempo de Sophia – uma Medalha – e a fugaz Galinha Pintadinha

O texto é praticamente descrição das fotos.
Leia mais>>>


28/agosto/2015

10K + 5K + 1K – Simular a prova para sofrer menos!

Assim como estudar, o  treinar, sem dúvidas, é a única fonte da certeza do sucesso na busca de objetivos, ou seja, quem treina com coerência, se dedicando com seriedade, no momento da competição terá maior segurança fisiológica, força psicológica e principalmente se sentirá mais FORTE e por isso sofrerá sim, mas será menos doloroso se assim não se preparasse.
Leia mais>>>


« Mais Antigos

// outros blogs //

Últimas

Calendário da CBAt informa três meias e uma maratona da Asics em 2016>> LER POST

Blog da CR

Provas com desconto para os assinantes>> LER POST

Na Corrida

Rumo a Boston: em época de Superbowl, números são grandiosos>> LER POST

Linhas de Chegada

Marathon Maniacs aí vou eu>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados