Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva//

Treino no Pico do Jaraguá – Só para os fortes !?

19/janeiro/2015

Qualquer corredor urbano ou não, que está acostumado a correr provas nos percursos planos ou com poucas subidas, ao se inscrever para a tradicional VOLTA ao CRISTO de Poços de Caldas/MG já sabe,  é muito aconselhável treinar em subidas para provas como esta que é quase especifica de montanha, não fosse 70% dos 16k percorrida nas ruas asfaltadas da cidade e na estrada de até o topo do morro de São Domingos. Por isso, para correr essa tradicional corrida que já vai para sua 33ª edição é sabido que treinar é bom e que tenha subidas.

Volta ao Cristo – Felicidade em estar lá correndo !
Desde a primeira vez que lá corri em 1999, agora com 15 participações venho divulgando o prazer que é correr essa prova, até porque há uma razão digamos emocional: A do desafio puro que é chegar ao topo do morro e avistar o cruzeiro, o Cristo de braços abertos que com certeza abençoa a todos que lá chegam e por ele passam.  Participar dessa prova que virou na verdade para mim a minha São Silvestre, ou até melhor é pelo clima receptivo de toda cidade,  os corredores de todo Brasil que lá se encontram, elite, povão , estreantes, veteranos, há um “Q” de saudosismo do lado melhor da corrida, que a São Silvestre com seu gigantismo perdeu, o do olho no olho do corredor amigo, a atenção para trocar idéias e da pura e sincera amizade pelo simples prazer de encarar logo no primeiro mês do ano um grande desafio. São 16k, no dia anterior ou até minutos antes da largada é a prova do sorriso fácil. As brincadeiras ao avistar da largada a montanha e o tamanho da “encrenca”  são de questionamentos  e ansiedade para quem estréia ou não, é o que me faz divulgar com muita freqüência que correr lá no sul de Minas, Poços de Caldas é muito agradável. Não é uma corrida de montanha, é uma corrida na montanha…. é uma prova mista como é a Volta ao Cristo em Poços de Caldas.

A Assessoria Corre Brasil pelo quarto ano seguido leva seus corredores para iniciarem o calendário no último domingo de janeiro, é sempre assim, a Volta ao Cristo tem esse domingo reservado para o grande desafio. Por saber ao menos do impacto psicológico da subida que o professor Augusto prepara seus alunos com 60 dias de antecedência e reserva sempre 1 ou 2 ônibus para a excursão até Poços de Caldas. O treinão “Pico do Jaraguá” com sua subida de 4,5k é uma pequena mostra do que o atleta encontrará em Poços de Caldas. O treino realizado no domingo,dia 18 e foi um sucesso, largaram aproximadamente uns 200, sendo aproximadamente entre 30 e 40 caminhantes, 160 corredores chegaram até a antena, subindo mais de 250 degraus após os 4,5km subindo pela estrada, a partida foi logo no pórtico de entrada.

TROFÉU incentivo CORRIDA VIVA
Ao saber do grande encontro para o treino, resolvi doar três troféus para o dia da preparação, uma semana antes da prova. A única regra para poder Ganhar um dos dois troféus era chegar ao topo da escadaria e deixar o nome lá na lista, o tempo era de 50 minutos para percorrer os 4,5km. Parece fácil, mas, não é tão simples, naturalmente o corredor que lá alcança o fim da estrada ainda tem que subir os vários degraus até a lista.

O troféu é mais um incentivo avisando que é sim necessário treinar subidas ao menos para não se assustar quando lá em Poços de Caldas encarar os 4,5 do Morro de São Domingos, com o diferencial que desde a largada no estádio adeentrando na avenida principal o corredor  já percorreu aproximadamente 5k para ai começar a inclinação, a subida no inicio é leve mas, depis, ah… Todos os santos lhe ajude porque vai precisar chacoalhar muito os braços para não andar, mas, com 80% de certeza o estreante vai andar ao se desconcentrar e ver ao seu redor muita gente caminhando, mas isso é só ate o  9k. Depois, um assunto que os corredores não falam muito, a descida, é  ladeira abaixo aproximadamente por 3,5 km… até os “finalmentes” com meia volta na pista de atletismo do estádio Municipal de Futebol, prá ai sim… receber uma medalha com o Cristo estampado.

No Pico do Jaraguá nesse treino de domingo, presenteei  com um troféu CORRIDA VIVA de incentivo a Assessoria Corre Brasil por incluir em seu programa de treinamento a corrida “ Volta ao Cristo” que serve também como parte do treinamento de base já que o ano esportivo que apenas se inicia.
A premiação não foi uma disputa, seria até prejudicial criar uma competição numa subida daquelas uma semana antes da real competição que é a tradicional “Volta ao Cristo” assim ficou muito mais simpático sortear um troféu entre as categorias masculino e feminino. A única regra era subira a escadaria e anotar o nome na listagem antes de 50 minutos.

Os ganhadores dos troféus foram:

Priscila de Oliveira, 35 anos, Assistente de vendas, corre há um ano é de Itaquaquecetuba  e treina na Assessoria Pro Runner.  E Marcelo Soares Luiz de 44 anos, corredor desde 2009 é morador no bairro Morro Grande é da Assessoria Pace Fit

Postado em: Atualidades, Crônica, Historia da corrida de rua por Vicent Sobrinho às 18:34
Deixe o seu comentário »

23/dezembro/2014

Israel dos SONHOS . . .

[caption id="attachment_3539" align="alignleft" width="200" caption="Vencendo em 2013 a prova Sargento Gonzaguinha.
Leia mais>>>


13/novembro/2014

Viver sem Parar

Fiquei encantado com o roteiro e estou aqui apenas passando o que achei muito legal, até porque tenho uma frase que ilustra muitas coisas assim: ACONTECE NA CORRIDA.
Leia mais>>>


3/novembro/2014

Mizuno Half Marathon Buenos Aires – Tudo a favor.Menos o vento!

[caption id="attachment_3497" align="alignleft" width="401" caption="Largada no frio, vento forte e chuva ! "][/caption] Na Argentina em Vicente Lopez na grande Buenos Aires logo de cara percebi que tinha que escolher.
Leia mais>>>


31/outubro/2014

21k Mizuno em Buenos Aires – Eu vou !

A Mizuno Half Marathon de Buenos Aires acontece neste domingo será a primeira internacional do circuito de meias maratonas da Mizuno terá largada às 7h30, em Vicente López na grande Buenos Aires.
Leia mais>>>


17/outubro/2014

ASICS acelera a esperança em parceria com Instituto Oncoguia

Apoiando a luta contra o câncer pelo segundo ano consecutivo, a ASICS Brasil anuncia a coleção de calçados "Accelerate Hope" atendendo à uma causa nobre, junto ao Instituto Oncoguia, uma associação sem fins lucrativos, com o intuito de arrecadar fundos para o combate ao câncer no Brasil.
Leia mais>>>


« Mais Antigos

// outros blogs //

Últimas

Maratona do Rio tem primeiro lote com inscrições mais baratas até sábado>> LER POST

Blog da CR

Férias do editor da CR>> LER POST

Na Corrida

Trânsito, um agente direto de estresse>> LER POST

Linhas de Chegada

O mundo é "bão", Sebastião>> LER POST

Operação Queniana Albina

Missão Super Saias 21K>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados