Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva//

Largadas e Chegadas – Eternas na vida de um CORREDOR

27/agosto/2014

Nesse momento enquanto estou escrevendo a vocês caros leitores que absorvem essas palavras com atenção no AQUI e no AGORA.
Ressalto que há exatos 365 dias, o AUDAZ – Edson Bergara nesse mesmo dia, 27 de agosto, conversávamos sobre o que significava o nosso esporte – a corrida – no especial dia de aniversário de um corredor. Sinto como se fosse agora que eu estava falando com ele e por isso digo que poderia até definir o hoje como um dia especial para a história das corridas de rua do Brasil, afinal hoje é o dia do aniversário do AUDAZ – Edson Bergara, 62 anos, que nos deixou em 22 de novembro de 2013.
O Audaz – apelido que ilustrou uma matéria onde conseguimos resgatar a história desse valoroso atleta das ruas e estradas, denominação pública de um verdadeiro CAMPEÃO por onde passou correndo, escrevo para reafirmar para não mais  esquecerem.
Nesse, mesmo dia há um ano atrás indaguei-o sobre a importância daquele momento que completava 62 anos, estava disputando uma das mais difíceis provas de sua vida, lutava intensamente contra o câncer e não deixava transparecer, se esforçava na frente de todos com sua forte expressão de vencedor.  Naquela data eu publicava uma matéria contando mais sobre esse maratonista, o pioneiro, o gigante ídolo das principais maratonas do Brasil. Para relembrarmos separei a parte final daquele dia que conversamos para eu lhe dizer:  Parabéns pelo seu dia “
“Qual presente você gostaria de ganhar hoje?
Hoje. Eu gostaria mesmo é de acordar amanhã de manhã e sair correndo.
O que era normal… Atualmente é um valor altíssimo sem preço a pagar. Até na hora da alimentação tenho que ser vigilante, mediante aos medicamentos que tomo. E consultas no Hospital do Câncer que é uma por mês, sempre que chega o dia “D” fico apreensivo. Mas, estou na luta. Sinto no fundo de meu coração que continuo correndo ao ver vocês correndo. Assisti ao mundial da Moscou, torci pelos brasileiros maratonistas, emocionei-me com o Solonei e com o Paulo Almeida.  Obrigado a todos vocês!
Eu… agradeci a Bergara pela entrevista. Desliguei o telefone e na parede fiquei mirando o momento de sua largada de Nova York (1982) numa foto que reproduzi e coloquei numa moldura.
Caro leitor… sei que a história de Edson Bergara é uma largada é eterna…
Assim também como  ficaram descritas suas chegadas …
Ah e essas são de suas costumeiras VITÓRIAS.
Eu acompanhei sua despedida… até os minutos finais.
Edson deixou exemplo de um homem que nunca desistiu e que sempre acreditou em dias melhores! Por isso estou contando para vocês leitores e corredores, o AUDAZ sempre estará conosco.  Está com todos os corredores que conheceram suas histórias, mesmo que somente lendo os textos em revistas, jornais ou mesmo na internet sabem que BERGARA estará nas largadas e chegadas das provas. E como sempre nos desejando – “Uma boa Corrida!” e nos aguardando com aquele SORRISO inesquecível na chegada!
Quem conhece a história do Audaz entende esse sentimento, o mesmo que faz bater forte por dentro do peito, a emoção verdadeira que vem da fonte das corridas, a mesma com sabor de sorrisos e lágrimas que vertem e escapam dos corredores que como EDSON BERGARA tem  a mesma paixão pelas corridas.
Por isso digo: Onde houver uma corrida:
Bergara VIVE!
Ele está na emoção conosco desde a largada até a chegada…
Porque ele foi o exemplo corredor de que a vontade de viver é ETERNA !
Parabéns… Esse dia é seu.
Obrigado pelo exemplo – Edson Bergara –  O Audaz !
Saiba mais:
http://revistacontrarelogio.com.br/materia/edson-bergara-o-audaz/

Postado em: Crônica, Eu estava lá!, Historia da corrida de rua por Vicent Sobrinho às 15:04
Deixe o seu comentário »

14/agosto/2014

O primeiro número de pano, medalha e diploma

Quando [caption id="attachment_3358" align="alignleft" width="300" caption="1ª medalha.
Leia mais>>>


6/agosto/2014

Golden Four Asics etapa São Paulo – Solonei foi o 1º

Por: Vicent Sobrinho Não só como profissional de imprensa, mas, principalmente como corredor apaixonado, eu queria muito estar na largada e lógico entre os primeiros 100 na chegada dos 21k da Golden Four ASICS que é uma das provas especificas mais desejadas para quem gosta de competir em Meias Maratonas.
Leia mais>>>


26/junho/2014

Treinar o Domínio sobre a DOR nos 30K !

Vim apenas contar o que aconteceu hoje pela manhã.
Leia mais>>>


23/junho/2014

Corredores homenagearam Zé Béttio

[caption id="attachment_3317" align="alignleft" width="250" caption="Momentos antes da largada - Lama a vista.
Leia mais>>>


16/junho/2014

Somos CAMPEÕES do MUNDO !

SOMOS todos CAMPEÕES do MUNDO - O dia que Ronaldo da Costa nos fez sentir assim ! No sábado 14 de junho fotografei o Torneio FPA na pista do COTP – Centro Olímpico de Treinamento Pesquisa – e lá encontrei vários corredores brasileiros, alguns olímpicos, outros contemporâneos e muitos jovens promissores.
Leia mais>>>


« Mais Antigos

// outros blogs //

Últimas

Maior do país, Meia do Rio ocorre domingo; sábado tem K42 em Ubatuba>> LER POST

Blog da CR

Sorteio de viagem a Santiago, com acompanhante e tudo pago!>> LER POST

Na Corrida

Semana de quilometragem subindo. Longo finalizado>> LER POST

Linhas de Chegada

Desenhar Correndo>> LER POST

Operação Queniana Albina

Ser temente>> LER POST

Publicidade

Fisiorun

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados