Revista Contra-Relógio

Vicent Sobrinho é jornalista e desde que correu sua primeira corrida de rua, em abril de 1979, nunca mais parou. Dos 100 m à Maratona, já fez mais de 600 provas.

// Corrida Viva//

10K + 5K + 1K – Simular a prova para sofrer menos!

28/agosto/2015

CR Simulado 10+5+1 Endless Boost (2) 300Assim como estudar, o  treinar, sem dúvidas, é a única fonte da certeza do sucesso na busca de objetivos, ou seja, quem treina com coerência, se dedicando com seriedade, no momento da competição terá maior segurança fisiológica, força psicológica e principalmente se sentirá mais FORTE e por isso sofrerá sim, mas será menos doloroso se assim não se preparasse. Estou há mais de três décadas vivenciando métodos de treinos e competições tanto nas ruas, nas estradas quanto em pistas oficiais de 400m. E ficou evidente que é dessa FONTE que o corredor tem que gostar de BEBER (saber) e assim realizar sempre que possível o seu melhor e mais exigente treino.
Entendo e respeito as pessoas que tem a corrida como Lazer, descontração mas, afirmo: O espírito de competição é e está em todos, mesmo que não queiram, ele existe e para alguns só está dormindo e para outros hibernando e entendo a não vontade de competir porque sei que nos tempos atuais da “qualidade de vida” a grande maioria dos participantes em corridas se contentam em Participar,  porque essa agradável atividade esportiva da massa é mais uma forma de desopilar o fígado, descarregar o estresse e não há porque o sujeito querer levar a sério o que ele escolheu para ser LAZER. O que é muito legal também!
Porém para aqueles que tentam escalar a melhoria técnica no esporte, investem contratando assessoria esportiva, personal, realizam todos exames médicos, consultam nutricionistas e orientados adquirem suplementos e vitaminas, compram tênis, relógio, produtos tecnológicos, assinam revistas e estão antenados nas principais corridas do planeta, esses não são assim a toa. É que já experimentaram o sabor, é como uma mordida numa barra de chocolate, a alma corredora começa a sorver e necessitar da superação e uma chama a outra e não adianta discordar, até porque se o participante no primeiro ano nas corridas quer sim sua medalha de conclusão. Depois, talvez despreze, mas, é nesse sentimento de QUERER que segue a paixão pela CORRIDA nossa do Dia-a-dia.

Alimente seus “Objetivos de Busca”
No dia em que se experimenta o néctar da auto-superação, irá realmente querer e querer e pedir mais. Lógico, o mais seguro para isso é treinar e ter – “Objetivos de Busca”- é assim que chamo o despertar e a inércia da vontade de evoluir em tempo e distância, uma poderosa ferramenta para não desanimar!
Independente de sua idade, não importa seu ritmo atual, não importa quantos quilômetros consegue correr, pois, ao alcançar o primeiro resultado positivo, o que começa a importar é o sentimento de resgate de “juventude” – É isso que sentimos após a auto-superação. E concluo que as mulheres são as mais entregues e dedicadas nesse quesito, elas observam e valorizam a melhoria em primeiro lugar na estética e não querem perder… Já o homem, ao primeiro convite para um futebol com churrasco já aborta o treino de longão que estava marcado no fim de semana e vai ficando com o sabor da cervejinha e foi-se….
Então, para os que adotam o novo estilo de vida e incluem a corrida no dia-a-dia, uma dica para não deixar a peteca cair, é dividir o convívio com grupos de corredores, até mesmo o moderno recurso virtual é válido. A partir do instante que seu corpo pede para correr, e se torna uma necessidade movimentá-lo para que ele produza a “endorfina” etc.. etc… a isso eu chamo de “Deixar” ou dar vida ao espírito esportivo, o estímulo vem do calendário de treinos e participação em provas.
Por ter sido nato em mim desde a primeira corrida, lá em 1979 – o tal “espírito competitivo” é alimentado sempre quando me preparo para uma competição. O prazer é em dobro quando se torna perceptível o resgate nas muitas páginas da minha história de corrida, digo que essa é a melhor parte de todas que é o SENTIMENTO VERDADEIRO de que a prática da CORRIDA é a certeza de VESTIR um jeito de ser criança novamente e sempre numa prova sinto que volto a ser moleque ao melhor estilo pega-pega, do jeito mais legal e gostoso de competir é BRINCAR a CORRIDA. E foi assim o treino de hoje:

CR Simulado 10+5+1 Endless Boost (2) 350Simuladão “Edless Boost”

Com o objetivo de realizar um bom treino e consequentemente melhorar na prova criei o “Simuladão Adidas Endless Boost” a idéia surgiu no meio da semana passada e intenção se concluiu quando tive a confirmação da participação de mais dois sensacionais rapazes, ambos maratonistas, corredores em avançada evolução, com resultados expressivos, só para citar o último resultado de cada um – José Eduardo correu a Maratona de Boston em abril para 3:00:08 segundos e o Alexandre Diniz, em busca do índice para Boston 2016, conseguiu agorinha lá na Maratona de Florianópolis de domingo concluindo com o tempo de 3:07. Companhia a altura, então vamos para o simuladão que eles toparam na hora que os convidei. Tínhamos um único objetivo hoje. O de correr no ritmo de sub 4 minutos o km no tempo final e conseguimos. O José Eduardo fez a melhor média: 16k em 1:03:01
– Ritmo médio 3:55 min/km. Até o fechamento desse texto aguardo o tempo oficial do Alexandre Diniz.
Abaixo uma demonstração de como foram os ritmos e pausas e resultado separado pelas medidas e apresentado a cada quilômetro medido pelo Garmin 405 C

 

 

Simulado 10+5+1 Endless Boost (1) mapa

 

LARGADA 01 – Sex, 28 Ago 2015 6:44 AM
Distância: 10,00 km
Tempo: 39:56
Ritmo médio: 4:00 min/km
Ganho de elevação: 79 m
Calorias: 740 C
Ritmo / KM
1 3:54.2 1,00 3:54
2 3:59.6 1,00 4:00
3 4:03.1 1,00 4:03
4 4:01.4 1,00 4:01
5 3:56.9 1,00 3:57
6 4:00.0 1,00 4:00
7 3:57.0 1,00 3:57
8 4:00.0 1,00 4:00
9 4:09.5 1,00 4:10
10 3:54.4 1,00 3:54
Resumo 39:56.0 10,00 4:00
Pausa: 22 minutos
LARGADA 02 – Sex, 28 Ago 2015 7:47 AM
Distância: 5,00 km
Tempo: 19:42
Ritmo médio: 3:57 min/km
Ganho de elevação: 45 m
Calorias: 365 C
Ritmo / KM
1 3:54.9 1,00 3:55
2 4:01.3 1,00 4:01
3 3:48.8 1,00 3:49
4 3:58.1 1,00 3:58
5 3:58.3 1,00 3:58
Resumo 19:42.0 5,00 3:57
Pausa: 17 minutos
LARGADA 03 – Sex, 28 Ago 2015 8:24 AM
Distância: 1,00 km
Ritmo / KM
1 3:27.0 1,00 3:27
2 :00.7 0,00
Tempo: 3:28
Ritmo médio: 3:28 min/km
Ganho de elevação: 5 m

Postado em: Crônica, Depoimento, Eu estava lá!, Eventos_Corrida por Vicent Sobrinho às 15:13
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