Revista Contra-Relógio

Sérgio Rocha é viciado em correr há mais de 10 anos. Além de ser editor de arte da revista, também atua como repórter da CR para justificar seu vício.

// Corredólatra/

Porque não vou correr a São Silvestre

21/setembro/2012

Apesar de estar no imaginário de todos os brasileiros, não vou correr a São Silvestre…

… porque quem é corredor tem que correr a SS pelo menos uma vez e já fiz isso.

… porque é impossível correr para valer.

… porque dificilmente você conseguirá estabelecer um recorde pessoal de verdade.

… porque se corre em zigue-zague.

… porque já tem gente andando no km 1.

… porque apesar de gostar de festa, gosto de correr para valer.

… porque a televisão só dá atenção para quem corre fantasiado ou com placa do tipo “Cerquilho”.

… porque não tem baias de largada por ritmo.

… porque não tem largada por ondas.

… porque agora é caro pra chuchu.

Postado em: Crônica por Sérgio Rocha às 16:36

45 Respostas para “Porque não vou correr a São Silvestre”

  1. Sergio eu nunca corri a São Silvestre e não tenho a mínima vontade. Nunca tive. Mas toda vez que digo que corro, o povo só pergunta já correu a São Silvestre?

    Abraços

    ———

    É exatamente por esse motivo que você TEM que correr ao menos uma vez a SS. :)

    Bj

    Sergio

  2. Concordo em gênero, número e grau, Sergio. Assino embaixo de item por item!

  3. Ufa, Sérgio, você não imagina o alívio que me deu ler isso… Tava começando a me achar um E.T. O preço é só mais um dos problemas da SS. Deem logo uma vela para cada um e assumam de uma vez que virou procissão.

  4. Corri a SS em 2007, e naquele ano disse que aquela seria a minha primeira e única participação, mas hoje, depois de muito relutar, confesso que estou com vontade de voltar a enfrentar aquela bagunça…
    Abs.

    @klebercorrea

    ——–

    Tu vai correr e se arrepender…rs

    Abs

    Sergio

  5. Fabio acabamos de citar isso agora…imagine. Alívio ouvir isto do Sérgio!!! Que mais pessoas venham a pensar desta maneira. valeu Sergião. Ganhou mais de 10 pontos comigo..rsss brincadeira!

  6. Amo SP. Com todos os problemas que essa cidade tem, se pudesse, não teria escolhido outro lugar para ter nascido. A SS é um ícone, representa o que a cidade é. Corri uma vez e tenho uma vontade enorme de participar de novo mas, com a falta de organização da prova, vai demorar para isso acontecer… Se pelo dividisse por ritmo…

  7. Sensacional :-) ! De suas palavras faço às minhas porque a cada ano que passa mais a SS parece mais parece com uma corrida como outra qualquer e tendo como único diferencial a data de 31 de Dezembro! A verdadeira São Silvestre tem que ser surpreendente a cada ano.Como é a Maratona de NY.Por exemplo ! abcs

  8. Perfeito, exatamente tudo que eu penso sobre a São Silvestre, concordo em tudo! Parabéns pelo post!

  9. Será Sérgio??? Pode até ser, mas só vou descobrir se realmente for lá e correr novamente…

    Depois te falo.

    Abs.

    @klebercorrea

    ——–

    Será sua “síndrome do parto”.

    Abs

    Sergio

  10. O desejo de correr a São Silvestre é tão tolo como pular cantando superfantástico. Quem tem 30 e poucos anos sabe o que quero dizer. Culpa da globo e das noites/tardes de véspera de ano-novo em que ficávamos junto com nossos pais vendo a galera correr. Faz parte do nosso inconsciente coletivo, são rituais que não conseguimos nos livrar; nos vem aquela nostalgia pueril muitas vezes inexplicável. Comecei a correr para poder correr a São Silvestre, não posso virar as costas pra isso. Corri ano passado pela primeira vez naquele lamaçal e me senti um herói (depois senti frio pra caramba, hehe). Até hoje, toda vez que coloco a camiseta da SS pra treinar me sinto O CARA.
    Não correrei esse ano, mas porque moro longe e minha logística de plantões me impede. Mas concordo que ela tem todos os problema do mundo, seria bom demais se além de ser a SS ela ainda fosse bem organizada.

    ——

    Matheus, eu continuo com a posição que assumi já faz algum tempo. Só volto a correr a SS quando houver largada com baias de ritmo de forma rigorosa. Daí todos correrão no ritmo correto. Só assim poderei considerar uma verdadeira festa do corredor.

    Abs,

    Sergio

  11. Sergio
    Concordo com seus argumentos, mas sabe, eu corri somente 2xs a SS (2010,2011)e achei sensacional… apesar de ser bagunçado, de realmente não se correr, de fazer zigue-zague, de ser caro… talvez o Matheus Tonello esteja certo, que esta corrida está no nosso inconsciente… e prá mim, é uma festa onde se celebra a vida e um agradecimento por mais um ano de vida e saúde!

  12. São tantas mudanças que ocorrem nesta corrida, ano após ano, que não me surpreenderia Sérgio, se de repente, resolvessem mudar a data dela também… até medalha entregue antes já teve… sem falar que é ridículo o preço de 100 reais pra ficar 3 horas em pé e espremido esperando a largada pra trotar em multidão… Imaginemos que, de acordo com o que vem acontecendo ano após ano, tudo tende a piorar… então acho que dificilmente participarei da SS uma vez na vida. Abração ae…

  13. Idem ao Kleber acima, também só corri uma única vez, no meu primeiro ano de corrida: 2007.
    Mas diferente dele e igual à você Sérgio, não tenho vontade de correr novamente essa prova.
    Na verdade até correria, mas se conseguisse índice para pelotão de elite, mas aí já um tanto quanto complicado, rsrsrs.
    Abs.
    César Condrati
    http://condrati.blogspot.com.br

  14. Sérgio, ano passado corri o mico do ano: a SS. Pra mim, acabou a graça. E escrevi isso em meu blog, mas fui elegantemente contestada por inúmeros amigos de Brasília que correram e adoraram.
    Ela ainda é uma prova ícone. Vai dizer o contrário.
    Abs

  15. Estarei lá com certeza !! Não é para fazer tempo e sim comemorar mais um ano fechando fazendo uma das coisas que mais se gosta : correr !!!

    —-

    O problema é exatamente esse Geraldo. Não é que “Não é para fazer tempo”. Não dá para fazer tempo. Tem gente que gosta de ir para tempo nas provas, e teriam que ter direito a isso na SS. Afinal de contas, R$ 120 só para comemorar correndo mais um ano? Há outras opções :)

    Abs

    Sergio

  16. Sérgio: Ainda vão acabar fazendo uma tese acadêmica sobre isso. Todo ano a “ïmprensa especializada”, blogueiros e etc caem de pau em cima da SS e ela continua a ser um sucesso de público e patrocinadores. No contrapé elogiam até a retirada do guarda-volume da maratona de NY…

    ————-

    Bom, Júlio. Eu só expus minhas razões para não correr a SS. Não me lembro de ver/ler alguém elogiando a retirada dos guarda-volumes em NY – aliás, a organização voltou atrás.

    É lógico que a SS atrae os corredores pelo nome, pela TV e pela tradição. Só acho que todos tem direito a correr a prova para valer.

    Abs

    Sergio

  17. Grande Sérgio. Será minha 3ª participação. Seria a 4ª se uma lesão não tivesse me tirado ano passado. Vou contra a todos daqui. Adoro a SS. Curto demais aquela festa toda, mais de 20 mil pessoas numa grande confraternização.
    Não é prova pra fazer tempo. E pra que deveria ser se todos temos centenas de provas o ano todo pra fazer isso?
    Vou com a família, visito amigos, passeio, corro e de quebra encerro o ano correndo a mais tradicional corrida do Brasil.
    A SS pra mim é muito mais que 15K.
    Corrida é uma grande diversão, e lá é onde mais se vê isso. Não me incomoda a placa de Cerquilho, o homem-aranha, a mulher maravilha. Pelo contrário. Aprecio a felicidade com que esse pessoal participa da festa e dá a ela a característica única.
    Vou corrê-la até quando puder, e sempre festejando o encerramento de um ano de conquistas, saúde e muitos kms. Se Deus quiser.
    Minha inscrição já está feita, a reserva do hotel a 100 metros da chegada também.
    E vamos correndo!

    Oi Augusto,

    Entendo perfeitamente seu comentário, mas “Não é prova pra fazer tempo. E pra que deveria ser se todos temos centenas de provas o ano todo pra fazer isso?”. Sou eu que pergunto: Por que na prova de maior tradição e com mais corredores do que qualquer outra no Brasil, não se pode correr para tempo? Isso é absolutamente injusto.

    Abs

    Sergio

  18. Olá Sergio!!!

    Concordo com todos os argumentos acima contra a SS.
    No entanto, depois de 9 participações seguidas me sinto na obrigação de completar a 10ª!! Mesmo porque, é bem provável que essa seja a minha última!
    A não ser que eles se reinventem e melhorem ao menos o mínimo para justificar esse preço exageradamente salgado, essa será a ultima das minhas SS.
    Quero atingir essa marca agora e partir para outros desafios.
    Se todo corredor tem que correr ao menos uma SS, quero chegar orgulhoso na Paulista no dia 31 de dezembro para completar meus 150 Km de SS!

  19. são silvestre é caro? é sim temos passagem. hospedagem,e outras despesas mais.mas é muito gratificante correr a são silvestre,não é só correr.reencontrar amigos. fazer amigos.ficar ali na largada naquele zumzum.contando causos dando muito risada até a largada,corri em 2005,2006,2010.e cheguei sempre bem,o bom é aquela energia que rola na paulista,vamos correr sim a são silvestre,pois em fim de ano se gasta muito mais com coisas fútil,boa corria a todos.

  20. Já corri 2 vezes e este ano estarei novamente no meio da muvuca, é a corrida que ninguém pode perder, apesar de cara. Corrida virou negócio. O cara gasta pouco com o que oferece para público e o público gasta muito por pouco.

  21. Não me importo de ir lá e correr em zigue zague, mas é óbvio que eles tinham que privilegiar quem quer correr e quem quer fazer festa. Parece tão simples (parece).

    Corri ano passado e vou correr este ano de novo. Ano passado não lembro de ter corrido mais de 500 metros em linha reta haha. Mas gostei. Já sabia que tempo era difícil e não coloquei nenhuma meta. Só chegar antes da chuva (não deu).

  22. Ano passado tiraram a chegada da Paulista e se arrependeram,esse ano colocam a largada na parte da manhã e vão quebrar a cara novamente.
    Ainda tenho esperança de ver a SS largando as 17;00/18:00 e com chegada na Paulista.

  23. já escrevi um pedaço disso em outros lugares, mas vamos lá:
    Só porque é a SS? O que oferecem? A expo vai ser bem organizada e sem filas para retirar o kit? Vai ter uma camisa legal e do tamanho certo para todos? A largada vai ser organizada? (ondas, baias) Vai ter água e isotonico gelados para todos? Vou conseguir correr em linha reta? Cobram este preço porque tem gente que paga. Vai esperando… eu não vou.”

  24. Nunca corri, não tenho o mínimo tesão pelo evento. Ainda mais depois de acompanhar as matérias e declarações da organização, a respeito das mudanças da prova.
    Mas para quem tem esse fetiche, recomendo que exija pelo menos nota fiscal qto à prestação de serviços feita pela organização, porque 120 reais merece uma boa emissão de NF…

    ———-

    Não tinha pensado nisso… Cadê a NF paulista nas provas?

    Abs

    Sergio

  25. Concordo 100% com você, sintetizou tudo!
    A SS já mudou tanto de percurso e horário que a única coisa que não muda mesmo (além da desorganização) é a placa de Cerquilho, sempre presente há muitos anos.
    Abraço!

  26. Ei, senti preconceito contra Cerquilho! Boa sorte pra quem vai. E boa sorte pra quem não vai, porque declarar que não vai costuma ser visto como conduta moralmente ofensiva por uma das organizadores, gerando inclusive processos judiciais.

  27. Nada contra a organizadora, muito antes pelo contrário. Gosto das provas da Yescom (meia do Rio, meia de SP, volta da pampulha). Não boicoto suas corridas e acho que fazer isso é hipocrisia. Gostei das mudanças na SS, permitindo quem é de fora poder voltar para casa com tempo de folga para a passagem de ano. Talvez não seja esse ano, mas com certeza farei essa prova uma vez. Não precisa mais. Quanto ao valor da inscrição, é a única prova da Yescom que pode ser considerada abusiva, já que as demais tem preços bastante acessíveis, diferente de outras organizadoras.

  28. Participarei pela 9ª vez desse evento, sem nhém..nhém..nhém.
    Com relação a custos, gasto muito mais com qualquer prova gratuíta pelo interior de SP (pedágios, deslocamentos, hospedagem, etc.)do que com a SS.
    O que importa é a satisfação que cada um pode ter como retorno. Não importa se aqui ou lá, dentro das condições que cada um se disponha a pagar.

  29. Ainda com relação a custos, seria interessante a CR levantar o valor das taxas cobradas pela Prefeitura, CET, etc. Talvez a culpa dos custos elevados não seja exclusividade da Yescom.

    ———

    Não estou aqui culpando a Yescom pelo preço, Dimas. Quem decide o quanto vai custar a corrida é a Fundação Casper Líbero. Que tem taxas para caramba, tem. A CR já fez uma matéria sobre esse assunto, mas seria bom retomar.

    Abs

    Sergio

  30. Sensacional, Sérrrrrrgio Rocha! Concordo com todos os pontos! E bota chuchu nesse caro! Abraços.

  31. urinol na ss,tribuna de santos,meia do rio,meia de são paulo,etc.se quiser sair na frente,como eu tem que chegar ,2 horas antes,até atletas femininas fazem xixi no chão,vira piscina,ou leva um urinol,so a saida em ondas,como a de n.y resolve.parabens,pela crónica e pela mudança de horário.

  32. Apesar de quase 20 anos de corrida e 16 participando de provas, tive a oportunidade de correr a SS apenas umas 5 vezes, se não me falha a memória. Nas outras vezes, estive presente, mas todas elas trabalhando. Gosto de correr para tempo tb… mas na SS me dou o direito de fazer algo que não faço o ano inteiro… ou seja, correr apenas por correr, para celebrar a chegada do ano que está por vir com os amigos!

    ——

    Fer,

    Você se dá o direito de fazer algo que não faz o ano inteiro pois simplesmente não dá para fazer a SS com tudo. Eu acharia o máximo ver as pessoas treinando especificamente para a SS pois teriam direito a largar decentemente com baias de ritmo.

    Parte dos “conformados” em ver a prova como festa não podem ver a prova de outra maneira pois a organização não se preocupa com isso.

    Abs

    Sergio

  33. Para quem sai de outros estados, o que seria o meu caso, 90 reais ou 120 de inscrição é pouquíssimo relevante. Ou seja, o que me exclui da SS é a organização da largada. Me recuso a entrar naquele curral humano. Abcs.

  34. Apesar dos “contra” , este ano realizo meu sonho : EU VOU !!!!!

  35. Assino embaixo!

  36. Sérgio, discordo de vós, que tenho que correr ao menos 1 vez! Para ti é fácil, pois é no seu Estado. Para mim, sair do Nordeste, pegar um avião em um dos feriados mais concorridos do ano, levar a família toda para um ano novo paulista, não me pareça um grande evento…e ainda mais um sujeito como eu, psicopata em organização, participar de uma corrida-confraternização-bagunga-R$120. Com este dinheiro reúno a turma e faço um SS Alexiana aqui. No calor e na brisa nordestina. Enquanto continuar assim, tô fora e nem quero entrar!

  37. Olha, eu estou fortemente tentado a correr a São Silvestre, mas a Joseense!!! Ano passado corri a 1a São Silvestre Joseense (São José dos Campos) e foi muito boa! Pequena, bem organizada e com tratamento correto a todos os corredores! Esse ano promete ser ainda melhor, com um apoio maior e, finalmente, passando pelas principais avenidas da cidade.
    Acabei de fazer um duathlon organizado pela mesma equipe e pude comprovar que o tratamento bem dado aos participantes é constante nos eventos deles.
    Fora o preço mais justo!
    Portanto, fica o convite a todos para participar dessa “nova opção”.

  38. Pra quem gosta de malhar a Yescom o tempo todo, sugiro a leitura do Regulamento da SS 2012, que aliás, nem está no site da Yescom.

    “1.2. A Corrida Internacional de São Silvestre é uma realização e propriedade da Fundação Cásper Líbero, e promovida pela Gazeta Esportiva.Net com apoio da Rede Globo de Televisão que é PARCEIRA da Fundação Cásper Líbero na promoção e transmissão da prova. A Organização técnica e entrega de “KITS” serão feitas por empresas especializadas.
    As inscrições são realizadas exclusivamente pela Fundação Cásper Líbero no site http://www.saosilvestre.com.br que será responsável pelo recebimento, administração e eventuais reembolsos quando solicitado das mesmas”.

    ———

    Você tem razão, Julio, mas houve poucas citações à Yecom aqui. Mas a decisão de não ter largadas organizadas por bais de ritmo ou ondas é decisão da organização técnica. Vc mesmo já escutou no podcast que o Vasco se recusa a fazer baias de ritmo na SS, pois não acha necessário.

    Abs

    Sergio

  39. É isso aí Sérgio,

    todo corredor tem que fazer a SS pelo menos UMA vez. Afinal, correr a prova é a realização de uma conquista que está no imaginário popular que cultivamos desde a infância. E esse ano vou correr minha primeira e espero que seja sim, minha única participação na SS. Daí poderei responder SIM àquela famosa pergunta feita por quem não corre: você já correu a “maratona” de São Silvestre?, rsrs. Não vou correr pra buscar tempo, mas sim pela oportunidade de passear com a família e de correr pelas ruas de Sampa na virada do ano.

    Abraço,

    Luis Claudio

  40. Perdão Sérgio, mas a decisão da largada por ondas não pode ser tomada exclusivamente pela Yescom. A Globo jamais aceitaria esta alteração, já que o momento da largada é um dos pontos altos da prova, “televisivamente” falando.

    Lógico que pode, Júlio. É até um ótimo assunto para ficar falando durante a transmissão: “A SS cresceu tanto que precisou de ondas de largada…” daí se falaria do funcionamento, que as maiores provas do mundo usam isso, etc.

  41. NENHUM atleta consegue fazer a melhor marca pessoal na distância de 15 km correndo a SS,em SP quem quer fazer tempo nos 15km tem que correr a Gonzaguinha.
    Tempo de São Silvestre só pode ser comparado com tempo de São Silvestre por causa do percurso difícil e também da multidão.

  42. Boa tarde, Sergio. Com licença. Bom, parece que a SS virou uma espécie de “Santuário de Fátima” dos corredores, sem querer ofender nenhuma religião, apenas estou usando de uma metáfora para ilustrar essa paixão que desperta essa corrida. O Claudio Barbosa, e outros, falaram de uma SS Joseense (bem não sei se vai ter mesmo este nome de santo porque a Fundação parece que está processando as outras provas que utilizam o nome “São Silvestre”, pelo menos é o que tenho lido por aí), e eu acho legal isso. Porque ter uma prova na virada do ano não deveria ser exclusiva de SP Capital. Poderia haver muitas outras por aí, como os há, notadamente as de Avaré, Conchal, Tatuí, etc, e que mesmo sendo pequenas, são tão “espirituais” como a original. E concordando com o aspecto técnico, A prova para tempo só pode ser comparada consigo mesma. E já que estamos colocando isso, de querer ser uma “Meca” das corridas, acho que podíamos bem ter várias SS pelo Brasil e a original voltar a largar às 23:15!! Voto pelo fim da virada ridícula da Paulista, dessa queima igualmente constrangedora, e que possam haver muitas SS irmanadas pelo mesmo sentimento espiritual antigo de correr na virada do ano! Abraços a todos. PS: vou sim fazer essa SS, mesmo porque amigos meus de outras cidades estão vindo finalmente pro “santuário”!

  43. Estarei em SP no fim do ano e vou correr a SS. Considerando que a largada é 9h, que horário teria que chegar para tentar correr mais ou menos com seriedade? Ou realmente é melhor deixar de lado esse negócio de seriedade?

  44. Já deixei MG 12 vezes para correr a São Silvestre.
    Este ano encerro minha participação.Cansei de tanta exploração, ou seja, uma inscrição de valor cada vez mais astronômico,e cada vez menos à oferecer para o corredor.Valeu enquanto durou.

  45. Sabendo de todos esses problemas, eu não tenho vontade de correr a São Silvestre, mas quando você comenta que é corredor, a primeira pergunta é:Você já foi pra São Silvestre?Quem sabe um dia mudo de idéia…

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Inscrições da Meia-Maratona do Sol chegam ao segundo lote>> LER POST

Blog da CR

"Este ano eu entro no Ranking!" Participe do Desafio CR!>> LER POST

Na Corrida

Detalhes da Maratona de Santiago>> LER POST

Linhas de Chegada

Treino para Maratona gera RP nos 10km>> LER POST

Vida Corrida

Primeira Maratona de Diogo Junqueira.>> LER POST

Publicidade

VELOCITA

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados