Revista Contra-Relógio

Sérgio Rocha é viciado em correr há mais de 10 anos. Além de ser editor de arte da revista, também atua como repórter da CR para justificar seu vício.

// Corredólatra/

Rumo a PoA: tem dia em que dá tudo errado…

31/janeiro/2011

Essa é a série Rumo à Porto Alegre, em que irei comentar treinos, decepções, alegrias e desastres na minha preparação para a Maratona de Porto Alegre, que será no dia 22/5.

Treino: Domingo, 30/1/2011

O que: 21 km com 13 km no ritmo pretendido da maratona

Uma frase: Tem dia em que dá tudo errado

Descrição: O calor anda solto em Jundiaí e em São Paulo, de modo que é melhor dormir bem cedo e também acordar cedinho. O raciocínio é simples: quanto antes estiver deixando as pegadas no asfalto, menos calor para nos castigar nos treinos.

Quando temos filhos pequenos não dá para planejar tão bem os horários. Meu dois moleques, de 3 e 7 anos, estavam meio elétricos ainda no final das férias escolares e só consegui dormir lá para uma da manhã (erro 1).

Coloquei o despertador para 6. Até que dormi bem, mas quem disse que consegui sair da cama às 6? “Ah, vou dormir mais um poquinho”, pensei. Que erro (1). Quando dei por mim, já eram 7:20 da manhã (erro 3) – a hora em que já estaria começando a correr.

Pulei da cama, fui ao banheiro, fui para a cozinha, tomei o café da manhã apressadamente e comçei a treinar às….8:20 da manhã (erro 4).

Um tremendo calor. A primeira parte do treino foi ok, mas quando terminei o 8º quilômetro lembrei que havia esquecido o gel de carboidrato em casa (erro 5) – que raiva! Em treinos de mais de 20 km sempre tomo um e ajuda mesmo.

Encontrei com o amigo triatleta Maurício Gobbi que me ajudou a sustentar o ritmo que variava entre 5:10 e 5:15 min/km, mas o forte calor e a falta de reposição de carboidrato que martelavam minha cabeça acabaram por vencer e tive que desistir do treino com 16 km percorridos.

Melhor desistir do que ficar sofrendo. Tem dia em que dá tudo errado. Ainda bem que estou no período de base da preparação da maratona.

É melhor errar no treino do que na prova. Por isso se chama “treino” :)

Vou tentar diminuir os erros na próxima vez.

Postado em: Maratona, Rumo à PoA por Sérgio Rocha às 19:31

15 Respostas para “Rumo a PoA: tem dia em que dá tudo errado…”

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Contra Relógio, Sergio Rocha. Sergio Rocha said: Opa! Blog atualizado! Tem dia em que dá tudo errado http://bit.ly/i4OWr6 [...]

  2. Pelo jeito não sobrou nada pra errar nos próximos treinos hein?!

  3. Fala Luiz,

    Acho q vc tem razão..rs

    Prometo melhorar!

    Abs

    Sergio

  4. Sérgio,
    Parabéns! Humildade é tudo! Temos que reconhecer o erro, aprender e seguir em frente! Ah, no seu caso, deixar pegadas no asfalto é literalmente deixar pegadas! :-)
    Abração!

  5. Sergio, os erros servem para corrigirmos rotas, na vida é assim e na corrida nunca será diferente.Eu lembro que para a Maratona do Rio 2010 treinava ao meio dia, esperando o calor carioca.O melhor é que nem senti calor, o dita estava nublado e fiquei no lucro. Como você disse é treino, dá pra corrigir.. então CORRIJA porque maratona não perdoa. abçs e bons treinos!

  6. Se é com os erros que nos aprendemos,entao tenho mais um motivo pra ler a CR. Estou aprendendo muito com essa revista.Obr.

  7. Hehehe.. bem-vindo ao mundo dos maratonistas. E prepare-se: Dias piores virão.

  8. Oi André,

    Conheço bem o “nosso” mundinho. PoA será minha 5ª maratona. Mas essas coisas que acontecem com a gente é aquele velho lance de achar q sabe tudo e erra tudo.

  9. Mas acertou no post! E a gente pega carona na lição.

  10. Pensei que ia ser o jogo dos 7 erros… mas basta um pra enroscar o treino, quanto mais cinco!! Mas sabe que até imprevisto é treino, né? Treino mental, contra adversidades eventuais que podem ocorrer durante a prova, teste de como nos comportamos…

  11. #aisim
    É bom errar no treino e acertar no dia! O inverso é que chateia.
    Boa preparação. Também estou começando, mas PoA não quero, vou para o Rio tentar fazer bem feito.
    Abraço

    Colucci
    @antoniocolucci

  12. Sérgio,
    Os treinos nem sempre servem pra corrigir erros, mas para simular situações reais de prova. Premonição? kkkkkkkkkkkkkkkk
    Abs,
    Cesinha

  13. Grande e rápido Cesar,

    Simulação de situações reais de prova faltando 15 semanas para a maratona? Dá tempo de corrigir :)

    Abs

    Sergio

  14. Também estou treinando para POA, mas não tão rápido!! Minha humilde pretensão é completá-la sub4. Quanto aos seus erros, convivo com eles todo domingo pois, invariavelmente tomo uma taça de vinho com a patroa antes de dormir, o que atrasa um pouco a ida pra cama, quero dizer, o adormecer. Forçava levantar cedo para evitar o “calorzinho” de Teresina-PI (onde resido), agora dou-me o luxo de “esticar” até 6, 7 da manhã, a depender do horário que meu filho mais novo me acorda. Até que me alimente, ajude a organizar o filhote e prepare tudo pra sair, pois vou de carro ao local do treino, acabo por começar depois das 8… E haja calor!!! Chego a perder 2kg nos treinos de mais de 25km… E olha que me hidrato bem, pelo menos acho… Bem, mas o motivo de estar postando, tardiamente aqui, é que, só agora conheci esse espaço e por saber que compartilhar a dor da perda, do erro e coisas do tipo com quem passa algo semelhante, ajuda a superar… Aí evitarei pelo menos a lesão na consciência pelos erros tão repetitivos. Abção!Geraldo do Ó

  15. Fala Geraldo,

    Convivo também com alguns dos seus “problemas”. Tenho 2 garotos em casa, um de 3 e outro de 7 e, invariavelmente acabamos dormindo tarde. Obrigado pelo apoio e nos vemos em PoA!

    Abs

    Sergio

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

K42 Ubatuba mescla todas as dificuldades de uma prova de montanha>> LER POST

Blog da CR

Sorteio de viagem a Santiago, com acompanhante e tudo pago!>> LER POST

Na Corrida

K42 Ubatuba: prova mais difícil e, ao mesmo tempo, mais longa que já fiz>> LER POST

Corrida Viva

Largadas e Chegadas - Eternas na vida de um CORREDOR>> LER POST

Linhas de Chegada

Meia Internacional do Rio>> LER POST

Operação Queniana Albina

Ser temente>> LER POST

Publicidade

Calhau

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados