Revista Contra-Relógio

Sérgio Rocha é viciado em correr há mais de 10 anos. Além de ser editor de arte da revista, também atua como repórter da CR para justificar seu vício.

// Corredólatra/

Maratonas na TV

8/novembro/2010

Fiquei decepcionado com a transmissão da Maratona de Nova York pelo canal por assinatura Sportv. Virava e mexia cortavam para o Campeonato Mundial de Piscina Curta, faziam comentários fora de hora, se atinham apenas à transmissão da prova, sem se inteirar com outros meios de comunicação ou mesmo à narração original da Maratona.

Bom exemplo disso foi o momento em que Haile abandonou a disputa no km 25. A transmissão tinha ido para o Mundial de Natação e quando voltou para a maratona havia rolado uma quebra de pelotão e Haile tinha sumido. O Twitter oficial da maratona e de outros meio de comunicação já diziam que o etíope havia saído da disputa e o locutor e o comentarista ficaram perguntando por 20 minutos onde estaria o Haile…

Para fechar com chave de ouro, não mostraram a chegada feminina por achar que era melhor colocar mais uma prova do mundial de natação e ninguém viu a campeã Edna Kiplagat romper a fita e a disputa que rolou entre a americana Shalane Flanagam e a etíope Mary Keitany pela segunda colocação.

Eles tinham até uma repórter lá em Nova York para dar informações exclusivas sobre a competição, mas quando teve a oportunidade de falar com o Marilson após a prova, preferiu perguntar a ele em que momento o Haile tinha saído da prova e o que poderia ter acontecido (!).

Somos um país em que a corrida de rua tem crescido muito (não, não temos “5 milhões” de corredores…) e temos 4 publicações especializadas em corridas de rua. Porque não chamam alguém dessas mídias para comentar a prova e evitar constrangimentos? É o que acontece no exterior. Tive a oportunidade de assistir a Maratona de Chicago pela web e não tem comparação. Além do narrador, eles tinham dois comentaristas que além de conhecer os competidores, sabiam o que é uma maratona.

O antigo comentarista das provas que a Sportv e a Globo transmitia era o treinador carioca Lauter Nogueira, que já foi colaborador da CR. Lauter conseguia melhorar muito o nível da transmissão e usava até uma planilha que conseguia prever o tempo de término da prova para o ritmo que os atletas estavam correndo em dado momento. Foi ele o responsável pelo locutores da Globo pararem de chamar os corredores amadores de “atletas de fim de semana”. Lauter já não tinha participado da transmissão da Maratona de Londres no primeiro semestre e também ficou fora da de NY. Volta Lauter, por favor!!!!

Postado em: Maratona, Opinião por Sérgio Rocha às 14:01

8 Respostas para “Maratonas na TV”

  1. Às vezes se torna até ridículo as transmissões de maratona, triathlon, ciclismo…lembro que no ano passado o Marílson havia abandonado e o narrador continuava a incentivar o brazuca como se ainda estivesse no pelotão . Estamos longe, muito longe ainda da linha de chegada!
    Abração!

  2. É caro Sergio, o que pega é que a própria repórter que estava transmitindo de lá fez perguntas cansativas tipo: O que você sentiu? O que você achou da parada do Heile? Como se Marilson estivesse assistindo a prova e não competindo? É RIDÍCULO!Perguntas fracas, demonstrando que o repórter estava lá bicando.Quando vejo um reporter iniciando uma entrevista e perguntando o que fulano sentiu , logo percebo um amador e não um profissional preparado. Infelizmente a jornalistas fora de suas especialidades confundem mais os seus leitores ou espectadores do que informam. Quanto a transmissão,ao contrário das revistas infelizmente a TV e a Rádio ainda não leva a sério o grande esporte mundial que é a corrida. Talvez porque é um esporte participativo e não de torcida?! As vezes acho que só querem que você pague ingresso … mas, ainda iremos evoluir eu acredito e corro para isso! abçs

  3. Ah… lógico! Volta LAUTER! Correndo ! Esse entende e sou fã, pois, é um profissional preparado e sabe realmente o que está falando!
    abçs

  4. Ótima sua coluna, foi IRRITANTE assistir a maratona no SPORTV! já que se proposeram a transmiti-la, deveriam ter compromisso com a qualidade e não ficar quebrando a transmissão pra mostrar outros eventos! RIDÍCULO mesmo!

  5. Amigos pensei que era apenas eu que estava indignado.Um detalhe que talvez voces não tenham percebido logo nos 5 km da prova feminina , o locutor diz que Derartu Tulu estava de Azul e vinha em terceiro lugar, sendo que a corredora citada estava de amarelo. O erro é Humano, mas a Tulu era favorita e estava no começo. Com relação a reporter e suas pergutas sem noção. Ela peguntou para o Marilson se ele tinha falhado em sua preparação
    Ele chegou em 2:11!!! O cara é o melhor.

  6. É Sergio, e o pior é que cortavam a imagem para uma etapa, uma simples etapa, da Copa do Mundo de Natação. Não era a final de um Mundial ou algo parecido. Nada justifica. Essa sensação de revolta acho que todos nós, que assistíamos à prova, tivemos. O pior era saber, na hora, pelo que faltava, que iríamos perder a chegada do feminino e não poder fazer nada!

  7. Assino embaixo todas as manifestações dos amigos corredores. Tinha me contentado que dessa vez a sportv 2 não cancelou a transmissão de última hora, mas foi triste quando cortaram o final da prova feminina. Já vi vários repórteres corredores, inclusive na nike tinha uma equipe da imprensa. É muito relaxo mandarem uma profissional que não saca nada de corrida. Ficou parecendo aquelas pessoas que nos perguntam: quanto vc correu hoje? Daí vc responde: fiz um treino difícil de 30K. E a pessoa fala: mas devagarinho vai né….É osso!!! Falta muito mas muito mesmo para que a corrida no Brasil atinja níveis pelo menos próximos dos EUA.

  8. COMO PRATICANTE DO ESPORTE E TREINANDO REGULARMENTE, CONCORDO PLENAMENTE DE SUA OPINIÃO, ACHO UM ABSURDO ANUNCIAR A TRANSMISSÃO NA ÍNTEGRA E DEREPENTE CORTAR NAQUELES MOMENTOS MAIS IMPORTANTE DA PROVA, ACABA FRUSTANDO O TELESPECTADOR, PORQUE ELE TÁ ALI ASSISTINDO A MARATONA NÃO TEM INTERESSE DE VER OUTRO ESPORTE. AGORA, ISSO ACONTECE COM TRANSMISSÕES DE FUTEBOL? CLARO QUE NÃO ! MAS , ENFIM, AGENTE PAGA A ASSINATURA E TEM QUE FICAR A MERCÊ DA VONTANDE DOS DIRETORES DA PROGAMAÇÃO.

Deixe o seu comentário

// outros blogs //

Últimas

Corrida Santos Dumont terá percurso inédito no dia 12 de outubro>> LER POST

Blog da CR

Assinantes premiados com tênis>> LER POST

Na Corrida

K42 Ubatuba: prova mais difícil e, ao mesmo tempo, mais longa que já fiz>> LER POST

Corrida Viva

A Corrida e o ET de Varginha>> LER POST

Linhas de Chegada

Cinquentão...>> LER POST

Operação Queniana Albina

Missão Super Saias 21K>> LER POST

Publicidade

Calhau

Publicidade

















11 3031.8664
Rua Hermes Fontes, 67
São Paulo - SP





© 1993 - 2014
Todos os direitos reservados